SóProvas


ID
3383914
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A espécie Micrurus coralinus, conhecida como “coral verdadeira” é uma serpente do grupo das proteróglifas, apresentando os dentes inoculadores da peçonha, com um sulco, localizados na parte anterior do maxilar superior. Já a espécie Erithrolampus aesculapi, conhecida como “falsa coral” é uma serpente do grupo das opistóglifas, apresentando um par de dentes inoculadores de peçonha na região posterior dos maxilares superiores. O padrão de coloração nesses dois répteis é muito semelhante, apesar de pertencerem a diferentes famílias. Assim, por ação da seleção natural, atuando sobre os ancestrais das “falsas corais”, durante várias gerações, ocorreria a seleção dos animais cujo padrão de cor estivesse mais próximo das “corais verdadeiras”, permitindo um aumento populacional das “falsas corais” mais parecidas com as “corais verdadeiras”.

O exemplo anterior está mostrando um fenômeno adaptativo no qual duas espécies distintas compartilham alguma semelhança reconhecida por outras espécies, conferindo vantagens para uma delas. Tal fenômeno é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • mimetismo é um mecanismo utilizado por algumas espécies, em que se observa uma espécie imitando outra, sendo essa imitação física ou comportamental. O mimetismo é uma técnica utilizada por diferentes organismos e pode ser conferida de três formas: mimetismo de ataque, em que o organismo mimético é o predador; mimetismo defensivo, no qual a presa é mimética para afastar seu predador; e o mimetismo reprodutivo, o qual é realizado por plantas que se assemelham às fêmeas de seus polinizadores.