GABARITO: LETRA C
? A fundamentação ética, concebe uma projeção de sociedade, que propicia aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a invenção e vivência de novos valores, e pressupõe a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação. Este código, se opõe não apenas ao liberalismo, mas também ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo anti-humanista.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
(A) Reconhece a centralidade do trabalho na formação do ser social e o desempenho individual como base para a emancipação de toda a sociedade.
O individualismo é uma característica marcante do liberalismo. Justamente nesse período há uma forte expansão dos direitos civis. O código de 1993 é orientado pelo marxismo, logo prevalece à noção de classe. Item errado.
(B) A cidadania plena no âmbito da emancipação política é o que pode proporcionar o fim de toda e qualquer forma de exploração e dominação.
Esse item aborda um tema que estudaremos em uma próxima aula. Mas em linhas gerais, a política social, no marxismo, é compreendida como um instrumento de reprodução ampliada do capital. Isso quer dizer que ao mesmo tempo em que ela é capaz de garantir a reprodução da força de trabalho, ela contribui para a reprodução ampliada do capital. É a categoria contradição. Assim, por essa perspectiva teórica, não há como você ter a superação da exploração e da dominação via política social (cidadania plena) porque ela é um elemento de reprodução do próprio sistema. Perceba que estamos trabalhando com a noção de classe e não de um único indivíduo. Item errado.
(C) Possui uma projeção de sociedade que propicie aos trabalhadores o pleno desenvolvimento para a vivência de novos valores e a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação.
Exatamente isso. Já nos primeiros princípios do nosso código fica muito evidente o seu processo histórico de formulação, bem como a postura política e ideológica do Serviço Social frente a sua visão de um novo modelo de sociedade. Nós temos no “aprofundamento da democracia” e na “liberdade como valor ético central” um posicionamento contra qualquer forma de autoritarismo ou censura.
Princípios:
I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;
II - Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
Outro ponto a ser destacado, é a presença do marxismo. Veja que os princípios já apresentam conceitos como: classe trabalhadora e socialização da riqueza socialmente produzida.
(D) Possui a perspectiva de que Estado e sociedade civil devem assumir, de forma igualitária, os deveres para o pleno desenvolvimento da sociedade, sob a ótica do direito social.
Errado. A nossa perspectiva atribui um papel garantidor ao Estado e a “sociedade civil” atuaria nos instrumentos de controle social (planejando; organizando) a política pública.
(E) Tem base nos princípios da autonomia, da liberdade individual, da justiça social e da meritocracia.
Errado. Em nenhum momento o nosso código se baseia na meritocracia.
RESPOSTA: LETRA C