SóProvas


ID
3385420
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao atual projeto ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Significada a apropriação da liberdade, como afirma Barroco (2008), enquanto ?capacidade de escolha consciente dirigida a uma finalidade e capacidade prática de criar condições para a realização objetiva de escolhas e para que novas escolhas sejam criadas?(p. 27-28), traz na defesa da igualdade a noção de autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. E esse conteúdo compõe as diretrizes no Código de Ética das e dos assistentes sociais.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  •  A dimensão política do projeto é claramente enunciada: ele se posiciona a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras. Correspondentemente, o projeto se declara radicalmente democrático – considerada a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

  • Vamos passar cada uma das alternativas.

    (A) A defesa do princípio da democracia e da autonomia possibilitou para a profissão, desde a década de 1980, a existência de um amplo ecletismo teórico no respectivo interior.

    Errado. Nós temos um projeto ético-político que é hegemônico, mas não homogêneo. Assim, a questão erra quando ela fala na existência de um amplo ecletismo teórico no respectivo interior. O marxismo é, desde 1986, a vertente teórica determinante. Além disso, quando se fala em ecletismo teórico, me parece mais apropriado associar ao princípio do pluralismo.

    (B) O debate e as legislações que expressam os princípios orientadores do projeto ético-político do Serviço Social iniciaram-se no decorrer do neoliberalismo da década de 1990.

    Errado. Como estudamos, a década de 1980 foi um período de grande efervescência na produção teórica do serviço social, impulsionado pelo CBAS de 1979 (Congresso da Virada). Assim, já em 1986 o nosso código rompe com o conservadorismo.

    (c) O projeto ético-político possui centralidade na defesa da liberdade, vinculada aos princípios de autonomia, emancipação e expansão dos indivíduos sociais, visando à construção de uma nova ordem societária.

    Perfeito. Esses princípios estão expressamente escritos no código de 1993, mas, além disso, eles foram elementos norteadores de toda a processualidade de ruptura.

    (D) Em razão da crise dos paradigmas nas ciências sociais, o atual projeto ético-político do Serviço Social é caracterizado, desde a década de 1990, pela hegemonia do pensamento pós-moderno.

    Errado. O marxismo já se fazia presente desde o código de 1986.

    (E) As dimensões do projeto ético-político do Serviço Social expressam exclusivamente a imagem da profissão perante a sociedade, não tratando das legislações que determinam as normas da intervenção profissional.

    O projeto ético-político profissional é orientado pelas dimensões teórico-metodológicas – tendo em vista a produção de conhecimentos no interior do Serviço Social, onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional.  Ético-políticas marcando o posicionamento em prol dos ideais da classe trabalhadora, assim como as instâncias político-organizativas da profissão, que envolvem tanto os fóruns de deliberação quanto às entidades da profissão. Técnico-operativas expressa, entre outros, nos elementos normatizadores da nossa profissão.

    RESPOSTA: LETRA “C”

  • Essa autonomia colocada foi para criar a dúvida, pois é sabido que para os mentores temos a chamada "autonomia relativa".