Vamos passar cada uma das alternativas.
(A) A defesa do princípio da democracia e da autonomia possibilitou para a profissão, desde a década de 1980, a existência de um amplo ecletismo teórico no respectivo interior.
Errado. Nós temos um projeto ético-político que é hegemônico, mas não homogêneo. Assim, a questão erra quando ela fala na existência de um amplo ecletismo teórico no respectivo interior. O marxismo é, desde 1986, a vertente teórica determinante. Além disso, quando se fala em ecletismo teórico, me parece mais apropriado associar ao princípio do pluralismo.
(B) O debate e as legislações que expressam os princípios orientadores do projeto ético-político do Serviço Social iniciaram-se no decorrer do neoliberalismo da década de 1990.
Errado. Como estudamos, a década de 1980 foi um período de grande efervescência na produção teórica do serviço social, impulsionado pelo CBAS de 1979 (Congresso da Virada). Assim, já em 1986 o nosso código rompe com o conservadorismo.
(c) O projeto ético-político possui centralidade na defesa da liberdade, vinculada aos princípios de autonomia, emancipação e expansão dos indivíduos sociais, visando à construção de uma nova ordem societária.
Perfeito. Esses princípios estão expressamente escritos no código de 1993, mas, além disso, eles foram elementos norteadores de toda a processualidade de ruptura.
(D) Em razão da crise dos paradigmas nas ciências sociais, o atual projeto ético-político do Serviço Social é caracterizado, desde a década de 1990, pela hegemonia do pensamento pós-moderno.
Errado. O marxismo já se fazia presente desde o código de 1986.
(E) As dimensões do projeto ético-político do Serviço Social expressam exclusivamente a imagem da profissão perante a sociedade, não tratando das legislações que determinam as normas da intervenção profissional.
O projeto ético-político profissional é orientado pelas dimensões teórico-metodológicas – tendo em vista a produção de conhecimentos no interior do Serviço Social, onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional. Ético-políticas marcando o posicionamento em prol dos ideais da classe trabalhadora, assim como as instâncias político-organizativas da profissão, que envolvem tanto os fóruns de deliberação quanto às entidades da profissão. Técnico-operativas expressa, entre outros, nos elementos normatizadores da nossa profissão.
RESPOSTA: LETRA “C”