SóProvas


ID
3385969
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Cacoal - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O crescimento das redes abertas fez com que surgissem vários problemas de segurança, que vão desde o roubo de senhas e interrupção de serviços até problemas de personificação, em que uma pessoa faz-se passar por outra para obter acesso privilegiado. Com isso, surgiu a necessidade de verificação da identidade tanto dos usuários quanto dos sistemas e processos. Dentro desse contexto, esse ato de verificação é chamado:

Alternativas
Comentários
  • nasceu a autenticação, que é por exemplo um login com senha para validar o usuário.

    Gab: A

  • GABARITO A

    Confidencialidade: É o modo de garantir que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas. A principal forma de mantê-la é por meio da autenticação, controlando e restringindo os acessos. Ela impõe limitações aos milhares de dados sigilosos que as empresas possuem. Sem a confidencialidade, as empresas ficam vulneráveis a ciber-ataques, roubo de informações confidenciais e até utilização de dados pessoais de clientes, o que pode causar diversos prejuízos, inclusive financeiros

    Integridade: O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. Ou seja, a informação mantém sua origem e ela não pode ser alterada, assim somente pessoas autorizadas poderão acessar e modificar os dados do sistema

    Disponibilidade: Os dados corporativos precisam estar seguros e disponíveis para serem acessados a qualquer momento pelos usuários autorizados. Esse princípio diz respeito à eficácia do sistema e do funcionamento da rede para que seja possível utilizar a informação quando necessário. Ela deve ser hospeda em um sistema à prova de falhas lógicas e redundantes. Na hora de gerar relatórios para auditoria, por exemplo, é necessário que os dados possam ser facilmente encontrados e processados. Esse é o princípio da disponibilidade.

    Autenticidade: Esse processo realiza a tarefa de identificar e registrar o usuário que está enviando ou modificando a informação. Ou seja, autenticidade é quando um usuário vai manipular algum dado e ocorre uma documentação sobre essa ação.

  • gab. A.

    A Autenticidade é um dos princípios da segurança de informação e ela garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio.

    o não-repudio é a pessoa que está enviando determinada informação e não poder negar que foi ela quem mandou essa informação.