SóProvas


ID
3386134
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

        Os velhos, as mulheres, os meninos que não têm forças, nem armas com que se defender, morrem como ovelhas inocentes às mãos da crueldade herética, e os que podem escapar à morte, desterrando-se a terras estranhas, perdem a casa e a pátria. […] Não fora tanto para sentir, se, perdidas fazendas e vidas, se salvara ao menos a honra; mas também esta a passos contados se vai perdendo; e aquele nome português, tão celebrado nos anais da fama, já o herege insolente com as vitórias o afronta, e o gentio de que estamos cercados, e que tanto o venerava e temia, já o despreza. 


VIEIRA, A. Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra a Holanda. In:
BOSI, A. (org.) Essencial Padre Antônio Vieira. São Paulo: Companhia das
Letras, 2011, p. 248. 

Considerando as dimensões econômica, social e política da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir.


Anulando o Tratado del Pardo de 1761, o Tratado de San Ildefonso de 1777 retomava o princípio do uti possidetis consagrado no Tratado de Madri de 1750 e confirmava, para a Coroa portuguesa, os territórios ocupados no centro-oeste e na Amazônia por meio de bandeiras, entradas e monções.

Alternativas
Comentários
  • Tratado de San Ildefonso de 1777 : Portugal e Espanha. Seguiu as linhas do Tratado de Madri - 1750. Portugal saiu perdendo no extremo sul.

  • Tratado de Madri (1750) - Alexandre de Gusmão: ajuste global entre Espanha, que havia descumprido o Tratado de Tordesilhas (1494) ao estender seus domínios da Ásia, e Portugal, que avançou na América. Resultou na permuta entre Sete Povos e Colônia do Sacramento

    Sete Povos em posse de Portugal

    Colônia de Sacramento em posse da Espanha

    Portugal garante a posse da região amazônica e do Centro-Oeste.

    Tratado de El Pardo (1761) - Anula o Tratado de Madri

    Sete Povos --> Espanha

    Colônia do Sacramento: --> Portugal

    PS: expulsão dos jesuítas, pois eram considerados um Estado dentro do Estado.

    Tratado de Santo Idelfonso (1777) criou o pior cenário para os portugueses – reflexo do enfraquecimento inglês, envolvida a Inglaterra na Revolução Americana, e da invasão da Ilha de Desterro pela Espanha.

    Sete Povos --> Espanha

    Colônia do Sacramento --> Espanha

    Por outro lado, Santo Idelfonso é positivo, pois consolidou os ganhos no Norte e no Centro-Oeste, isto é, retomou o Tratado de Madri quase integralmente no que concerne às fronteiras amazônicas (conserva as fronteiras oeste e norte).

    Tratado de Badajoz (1801) - Não é um tratado de limites, mas sim que põe termo à Guerra das Laranjas - Tratado de Paz.

    Sete Povos --> Portugal

    Colônia do Sacramento --> Espanha

  • Segundo Synesio Sampaio Goes Filho, em Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas, 1999, p. 188, o Tratado de Madri, de 1750, deixa a Colônia de Sacramento para os espanhóis, pois: Alexandre de Gusmão "(...) tinha a consciência de que a Espanha valorizava imensamente a posse das duas margens do rio, e que, portanto, a Colônia teria um imenso valor de troca numa eventual negociação (...)". Porém, esse acordo foi posteriormente minado pelo Marquês de Pombal, que era contra o Tratado de Madrid por não concordar com a cessão da Colônia de Sacramento (p. 192). Nesse contexto, o Tratado de El Pardo cancela o Tratado de Madrid como se ele nunca tivesse existido (p. 193).

  • O Tratado de El Pardo (1761) tornou nulas todas as disposições e feitos decorrentes do Tratado de Madrid de 1750, que havia falhado em promover a paz nas colônias espanhola e portuguesa.

    O Tratado de San Ildefonso de 1777 restaurava grande parte do Tratado de Madri (1750) que havia sido anulado com a assinatura do Tratado de El Pardo (1761).

    Ao tornar-se independente, o Brasil tinha configurado seu território com base no princípio do uti possidetis, com o perfil que lhe haviam dado os tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777).