SóProvas


ID
3386158
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto ao processo de consolidação do Estado brasileiro nas primeiras décadas da Independência, julgue (C ou E) o item a seguir.



Apesar de certa desconfiança em vista da adoção do regime monárquico de governo, a Independência do Brasil tardou poucos anos a ser reconhecida pelas repúblicas sul-americanas e pelos Estados Unidos. Também na África, a notícia foi recebida com entusiasmo por muitas lideranças locais, sendo africana a primeira monarquia a reconhecer a Independência do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • primeiro foi EUA

  • A historiografia nacional tradicionalmente atribuiu aos Estados Unidos da América o papel de primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. Porém, em 1989, o historiador e embaixador brasileiro Alberto da Costa e Silva revelou que o Brasil obtivera ao menos um reconhecimento diplomático além do dos Estados Unidos, ocorrido em maio de 1824, antes de ser reconhecido por Portugal, em agosto de 1825.

    Costa e Silva relatou ter encontrado, em arquivos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, texto de 4 de dezembro de 1824, referente à chegada ao Rio de Janeiro, em data anterior àquela, de um embaixador do Império do Benim, que teria vindo oficiar a dom Pedro, em nome do imperador africano, o reconhecimento da independência do Brasil.

    Concluiu Costa e Silva, com a descoberta, que o imperador do Benim e seu vassalo, o rei de Lagos – em cujo nome também se teria feito o reconhecimento – teriam sido, assim, os primeiros soberanos a reconhecer o Brasil – qualificativo com que excluía governos presidencialistas, como o dos Estados Unidos.

    Gab: CERTO

    Fonte: www.itamaraty.gov.br/images/ficha_pais/artigo-argentina.pdf

  • No final, o gabarito está certo ou errado?

  • Caí na pegadinha do "tardou poucos anos"

  • É ao antigo Império do Benim (na atual Nigéria) que cabe o título de primeira monarquia a reconhecer oficialmente o Brasil independente, em 1824.

  • PRIMEIRO FOI (EUA )SEGUNDO INGLATERRA TERCEIRO PORTUGAL RECEBENDO 2MILHOES DE LIBRAS PARA RECONHECER

  • Após a independência oficial do Brasil iniciaram-se as guerras de independência em várias regiões do território nacional. Havia regiões que não aceitavam a separação de Portugal e outras com intenções separatistas. A manutenção da integridade territorial não foi obra do acaso tampouco foi pacífica. Foi com a força das armas que Pedro I manteve o Brasil do “Oiapoque ao Chuí" .

    Paralelamente negociava-se o reconhecimento do país como Estado independente no cenário internacional. Ser reconhecido como um Estado soberano é importante para a negociação de acordos econômicos e políticos, além da atuação em si na política internacional. Qualquer região que alcança sua autonomia pretende ser reconhecida como um Estado. Por isso as negociações com Portugal, por exemplo, para que tal fosse efetivado. No entanto, Portugal não foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. No continente americano foram EUA e Argentina, apesar das desconfianças com o regime monárquico aqui adotado, em contraponto com as repúblicas em todas as regiões da América.
    Houve também  grande repercussão do movimento brasileiro no continente africano, particularmente em colônias lusas, como Angola, onde surgiram movimentos pró-independência, com um projeto de união com o Brasil. Ainda na África, “o imperador do Benim e seu vassalo, o rei de Lagos – em cujo nome também se teria feito o reconhecimento – teriam sido, assim, os primeiros soberanos a reconhecer o Brasil" (Raning, Rodrigo. Argentina, primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. In: Cadernos do CHDD ano 16, número 31, segundo semestre 2017, p 502)

    Esta é uma informação muito pouco conhecida. Ela veio à luz por conta de um documento que o embaixador Alberto da Costa e Silva descobriu no IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) no Rio de Janeiro, em 1989. Segundo suas pesquisas D. Pedro I recebeu o embaixador do Benin em julho de 1824 e dele recebeu a palavra do imperador acerca do reconhecimento. Foi, portanto, africana, a primeira monarquia a reconhecer a independência do Brasil, embora não tenha sido o primeiro Estado a fazê-lo. Há debates se foram os EUA ou a Argentina. Mas, de qualquer forma, a afirmativa apresentada está correta .

    RESPOSTA: AFIRMATIVA CORRETA
  • Gabarito está errado aqui?

  • Gabarito certo ou errado? coloquei errado mas deu certo, e o certo é estar errado kkkkk

  • Gabarito oficial: CERTO

    Percebam que a assertiva afirma que foi da África a primeira monarquia a reconhecer a independência, mas não há nenhuma informação se isso ocorreu antes ou depois dos EUA e outras repúblicas americanas, quanto a estes últimos, a afirmativa só menciona que o reconhecimento "tardou poucos anos". Então, mesmo que não exista consenso sobre se o Reino de Benin reconheceu antes ou depois dos EUA, isso não modificaria o gabarito