SóProvas


ID
3386161
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a política externa brasileira no período conhecido como República Velha, julgue (C ou E) o item a seguir.


Primeira negociação chefiada pelo Barão do Rio Branco em tema de fronteiras, a controvérsia com a Argentina pela região de Palmas foi resolvida de maneira favorável ao pleito brasileiro, por meio da arbitragem do presidente norte-americano Grover Cleveland.

Alternativas
Comentários
  • Uma das questões diplomáticas do governo de Prudente Morais.

    Podendo ser chamado também de "Contestado Brasil x Argentina"

    ou "Missões".

  • GABARITO: CERTO

    O Barão do Rio Branco estava em Liverpool na Inglaterra servindo como cônsul quando foi chamado para atuar na Questão de Palmas. Brasil e Argentina estavam em um ''litígio amigável'' sobre a definição das fronteiras, cabendo a Rio Branco com sua destreza diplomática ''salvar'' o que hoje é o oeste do Paraná e Santa Catarina. Prova da ''amigabilidade'' da disputa foi que o enviado argentino para a questão saudou Rio Branco com muitos abraços após a decisão tomada por Cleveland e até hoje o Barão é referenciado na história diplomática argentina.

  • Na região de Palmas D. Pedro II havia ordenado a fundação de duas colônias militares para a ocupação efetiva do território e para impedir uma possível ocupação por parte dos argentinos. No flanco do Rio Chapecó, foi fundada a Colônia Militar de Chapecó em 1882, e no flanco do Rio Chopim, foi fundada a Colônia Militar do Chopim, também em 1882. A Argentina reivindicava a região baseada em supostas decisões do Tratado de Madri de 1750. Pouco antes da proclamação da república ficou acordado entre os dois Estados que seria dada a solução por arbitramento
    Quando foi proclamada a República, o ministro das Relações Exteriores do governo provisório, Quintino Bocaiúva, assinou, como representante do Brasil, o Tratado de Montevidéu, em 1890, que dividia a região entre os dois países. O Congresso brasileiro não ratificou o tratado considerando que Bocaiúva havia extrapolado em suas atribuições e cedido muito do território de Santa Catarina à Argentina.
    Desta forma, foi colocada a questão à arbitragem internacional, tendo os dois lados concordado com a figura do presidente norte americano Grover Cleveland como árbitro. Atuou como advogado dos interesses brasileiros José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, substituindo o Barão Aguiar de Andrade, que falecera em 1893, no meio do desenrolar da questão Cleveland deu ganho de causa para o Brasil, (5 de fevereiro de 1895), definindo-se as fronteiras pelos rios Peperi-Guaçu e Santo Antônio. A cidade de Clevelândia, no estado do Paraná, localizada na área do litígio, assim foi batizada em homenagem ao presidente.
    Pelo que foi apresentado nos parágrafos anteriores é possível, então, concluir que a afirmativa apresentada é correta . 
    Esta foi a primeira, mas não a última, ação de Rio Branco, no sentido de definir fronteiras. E, o caso foi decidido por arbitragem, como havia sido previamente acordado entre as partes. 
    RESPOSTA : AFIRMATIVA CORRETA
  • Devido o desfecho a cidade de Clevelândia, no sudoeste do Paraná, recebeu este nome em homenagem ao presidente norte-americano Grover Cleveland.

  • ...Estreou como do Brasil, a partir de 1893, , barão do Rio Branco, escolhido pelo presidente (1891–1894) para substituir o , falecido no desenrolar da Questão. Rio Branco apresentou ao presidente Cleveland uma exposição, acompanhada de valiosa documentação, reunida em seis volumes: A questão de limites entre o Brasil e a República Argentina (1894).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_de_Palmas

    Bons estudos.