-
Pelo contrário, ele teve papel decisivo para a entrada do país na segunda guerra mundial, após o torpedeamento do Navio Macau.
Conforme extrato abaixo, extraído do site do Senado (fonte/link abaixo)
A gota d’água é o torpedeamento
do navio Macau, em outubro de 1917,
na costa espanhola. Antes de a em
barcação ir a pique, dois tripulantes
foram capturados como prisioneiros
de guerra. Dias depois, o governo
finalmente declara guerra.Ruy Barbosa tem papel decisivo.
Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/arquivo/arquivos-pdf/senador-foi-crucial-para-entrada-do-brasil-na-1a-guerra
-
"Rui Barbosa é considerado um dos mais brilhantes oradores da história do Brasil. Essa fama de grande orador é tão forte que costumamos chamar de Rui Barbosa aquele que impressiona pela sua capacidade oratória. Ao perguntarmos qual o motivo de o jurista baiano ser chamado de "Águia de Haia", quase sempre atribuem essa denominação ao fato de ele ter sido um grande orador, que impressionou o mundo com sua comunicação ao se apresentar em Haia em 1907."
Gab: ERRADO
Fonte: https://economia.uol.com.br/blogs-e-colunas/coluna/reinaldo-polito/2019/02/26/rui-barbosa-era-ou-nao-bom-orador.htm?cmpid=copiaecola
-
GABARITO: ERRADO
A primeira parte do enunciado é verdadeira. Rui Barbosa foi fiel ao princípio da igualdade entre os Estados, inclusive defendendo a tese na II Conferência da Paz, realizada em Haia, nos Países Baixos, em 1907.
O erro está na segunda parte. Ao contrário do que diz a questão, Rui Barbosa era um dos principais aliadófilos do Brasil, proferindo duros e certeiros discursos contra o então Presidente Wenceslau Brás, defendendo a participação brasileira ao lado da Tríplice Entente. Apesar de curioso, quem defendia a neutralidade brasileira no confronto eram os germanófilos, que julgavam justas as pretensões alemãs. Essa posição se tornou insustentável a partir de 1917 quando a marinha alemã passou a afundar navios mercantes brasileiros.
-
Rui Barbosa é considerado um dos grandes intelectuais brasileiros, apesar de algumas ideias e atitudes controversas como, por exemplo, ser contra a vacinação por não acreditar em sua eficácia. Também foi Rui Barbosa que, quando ministro, mandou queimar grande parte da documentação acerca do tráfico de escravos para o Brasil, o que não “apagou a mancha da escravidão" – o que era a sua proposta – mas também prejudicou a pesquisa do tema por historiadores e outros cientistas sociais.
Foi jornalista, tradutor, orador, político, diplomata, advogado e filólogo. Participou da elaboração da primeira constituição republicana e Ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891).
Foi o chefe da delegação brasileira na segunda conferência de Paz de Haia, em 1907. Por sua participação em Haia recebeu do barão do Rio Branco o epíteto de “a águia de Haia".
A posição de Rui Barbosa acerca da igualdade jurídica dos Estados e, a necessidade de democratização do sistema internacional tornou-se um tema recorrente da diplomacia brasileira no âmbito multilateral desde então.
Sendo também estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897) e, seu presidente entre 1908 e 1919. Teve, ainda, papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
A partir do acima exposto é possível fazer uma análise da afirmativa apresentada na questão.
“Fiel ao princípio da igualdade entre os estados". Esta parte está correta. Mas, não foi por conta disto que o Barão do Rio Branco deu a Rui Barbosa o título de “águia de Haia". Rui Barbosa foi um dos maiores defensores da neutralidade brasileira por ocasião da Primeira Guerra Mundial." Ao contrário, Rui Barbosa teve uma ação decisiva na entrada do Brasil na primeira guerra mundial.
RESPOSTA: AFIRMATIVA INCORRETA