SóProvas


ID
3386404
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos instrumentos de política comercial, julgue (C ou E) o item a seguir.


A concessão de um subsídio às exportações de um produto resulta em ganhos para os exportadores e em perdas para o governo em razão dos custos do subsídio, sem efeitos negativos para o bem-estar dos consumidores do país exportador.

Alternativas
Comentários
  • Michelle Miltons professora

    Os efeitos de um subsídio à exportação são os seguintes:

    1.O preço no país exportador aumenta

    2.O preço no país importador cai.

    No país EXPORTADOR:

    - Consumidores são prejudicados (por isso, ITEM ERRADO).

    - Produtores ganham

    - governo perde, pois gasta dinheiro com o subsídio.

    - Há peso morto e, portanto, perda de bem-estar geral.

    - O subsídio piora os termos de comércio.

    - Piora o preço da exportação no mercado estrangeiro.

    - Seus custos são mais altos que os benefícios.

  • Se meu raciocínio estiver incorreto, por favor, alguém me corrija:

    Se houver subsídios, os produtores preferirão exportar seus produtos a vendê-los no mercado interno (sem subsídios). Logo, os consumidores do país exportador serão prejudicados (pouca oferta desses bens, com a consequente alta de seus preços, ou sua falta no mercado interno).

  • Gabarito: Errado.

    A concessão de um subsídio às exportações de um produto resulta em ganhos para os exportadores e em perdas para o governo em razão dos custos do subsídio, COM efeitos negativos para o bem-estar dos consumidores do país exportador. 

  • Questão sobre política comercial e subsídio às exportações, tema de economia internacional.

    Vamos analisar a proposição por partes:

    A concessão de um subsídio às exportações de um produto resulta em ganhos para os exportadores e em perdas para o governo em razão dos custos do subsídio,

    Esse trecho está correto. O subsídio, de fato, gerará ganhos aos exportadores que se beneficiam dessa política comercial, pois receberão um valor maior. Por outro lado, esse valor maior sairá dos cofres públicos, representando um custo para o setor público.

    sem efeitos negativos para o bem-estar dos consumidores do país exportador.

    Aqui, a assertiva entra em erro. O subsídio gerará efeitos negativos para os consumidores do país exportador por dois motivos:

    >> Primeiro, porque o custo do subsídio para o governo se reflete em custo para os consumidores, os quais, como cidadãos, também são contribuintes e pagam diversos impostos que financiam esse subsídio;

    >> Segundo, porque o subsídio à exportação estimulará - por mais óbvio que possa parecer - as exportações (oferta para o estrangeiro) e, consequentemente, a oferta interna desse produto se restringirá, o que acarretará em elevação de preço no mercado doméstico. Portanto, os consumidores do país exportador também serão afetados por uma menor quantidade interna disponível a um preço mais elevado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.