- 
                                Gabarito: E Ao se impor uma tarifa o resultado é realmente a elevação do preço interno do bem importado. Porém, ao se impor uma cota de importação, restringe-se a importação de um bem a partir de um certo limite (cota). Assim, os efeitos são diferentes, pois no primeiro caso pode-se continuar importando o bem em quantidades indeterminadas (só que a preços mais elevados em virtude da tarifa); já no segundo caso a quantidade importada fica restringida ao limite da cota. Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas. 
- 
                                Michelle Miltons professora   Do ponto de vista do governo, os efeitos não são equivalentes. No caso da tarifa, o governo recebe a receita do imposto. No caso da quota, quem recebe a receita são os detentores de licenças de importação. Item errado. 
- 
                                Daniel Sousa professor   Errada. Para o governo não é equivalente: com tarifa ele TEM arrecadação e com quota NÃO tem. 
- 
                                Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre instrumentos de política comercial. 
 
 A imposição de uma tarifa (cobrança de um valor sobre um produto importado) ou uma cota (limitação da quantidade a ser importada) de fato faz com que os preços do bem importado aumentem. 
 
 No entanto, há diferenças significativas entre os dois instrumentos. 
 
 Caso o governo implemente uma tarifa, o governo aufere uma receita tributária. Caso ele implemente uma cota, ele não aufere esta renda. 
 
 Portanto, do ponto de vista do governo, é melhor a tarifa, pelo aumento de arrecadação proporcionada por este instrumento. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: ERRADO. 
- 
                                Errei porque pensei na extrafiscalidade do imposto de importação