- 
                                Michelle Miltons professora   Como não é muito comum estudarmos a imposição de tarifas de EXPORTAÇÃO, prefiro apresentar, resumidamente, seus efeitos, para identificarmos que o item está CORRETO, principalmente se considerarmos o caso do PAÍS GRANDE. As tarifas à exportação são aplicadas principalmente por países em desenvolvimento com os seguintes objetivos: - arrecadar recursos para os governos - favorecer as indústrias nascentes. Outros argumentos favoráveis: - proteção ambiental - preservação de recursos naturais - melhorar termos de troca - suavizar a volatilidade de preços e volume das exportações - forçar maior diversificação das economias. 
- 
                                Para um PAÍS GRANDE: país possui poder de mercado internacional e, por isso, suas políticas comerciais afetam o equilíbrio do comércio global. Para estes, a tarifa de exportação causará: - queda dos preços internos do bem sujeito à taxação - elevação no seu preço internacional - redução do volume transacionado.   Para consumidores, os efeitos serão benéficos (redução de preços). Para PRODUTORES, há perda de bem-estar. Principalmente para os produtores de bens complementares e substitutos, além dos demais integrantes da cadeia de produção. Por causa da queda do preço interno do bem taxado, produtores de bens substitutos sairão prejudicados, já que serão forçados a baixarem seus preços ou investirem em maior diversificação. Produtores de bens complementares deverão obter ganhos, graças ao provável aumento de consumo do bem sujeito à taxação. Por esse motivo os custos do imposto tenderão a se transferir gradativamente para o mercado interno. PAÍS PEQUENO: A imposição de impostos sobre a exportação reduzirá os preços internos a níveis abaixo dos preços internacionais que por sua vez não sofrerão qualquer alteração. Desta forma, não haverá ganhos em termos de troca para esse país nem efeitos distributivos no demais países participantes desse mercado. Aqui as tarifas de exportação necessariamente provocam perdas líquidas de bem-estar. Portanto, a imposição deste tipo de tarifa é adotada sim para estabilizar preços internos, mas em longo prazo, pode resultar em desestímulo à produção. 
- 
                                Professora Letícia Batista dos Santos (Gran Cursos):   "Quando o Banco Central aliena reservas em moeda estrangeira, ou seja, vende moeda estrangeira, realmente reduz a oferta de moeda doméstica disponível. Isso ocorre porque o Bacen coloca moeda estrangeira em circulação e recebe em troca moeda nacional.   Na ausência de operações de esterilizações compensatórias, essa transação poderia ter como resultado uma APRECIAÇÃO da moeda doméstica, pois ela resulta em menos moeda nacional em circulação.   Observação: As operações de esterilização, são operações compensatórias realizadas pelo Banco Central com o intuito de anular variações na base monetária que não foram induzidas e desejadas por ele. Assim, somente na ausência dessas operações, haverá apreciação."   
- 
                                Questão de Economia Internacional, tratando do tema de tarifação à exportação e seus consequentes impactos econômicos. 
 
 Vamos analisar a proposição por partes: 
 
 "A imposição de tarifas à exportação é adotada, em
certos casos, como mecanismo de estabilização dos
preços internos e contenção de pressões inflacionárias..." 
 
 A imposição de tarifas à exportação encarece o produto exportado e, portanto, diminui o incentivo de venda do produto para o estrangeiro, ou seja, parte do que antes era exportado tende a ficar no mercado nacional e ser vendido dentro do próprio país produtor. 
 
 Com maior quantidade do produto disponível internamente, o preço tende a se reduzir no mercado local, promovendo estabilização dos preços e contenção da inflação. Nenhum erro até aqui. 
 
 "... , mas, em longo prazo, pode resultar em desestímulo à
produção e consequente redução da oferta." 
 
 Antes da tarifa, os exportadores recebiam um valor maior destinando sua produção para o estrangeiro, dessa forma o preço recebido mais elevado possibilitava que produtores com custos maiores continuassem operando no mercado. 
 
 Com a nova situação, parte dos produtores saem do mercado no longo prazo já que os preços recebidos (menores após a tarifação) são inferiores aos seus custos. O resultado pode ser redução da produção total e da oferta do produto no mercado. Mais uma vez, nenhum erro. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.