SóProvas


ID
3386557
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Umuarama - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva inclusiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, como aporte para definir a prática escolar, deve orientar a construção do currículo como um recurso que promove o desenvolvimento e a aprendizagem de todos os alunos. Para tanto, deve-se considerar os seguintes fatores para a elaboração de uma proposta inclusiva, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • C

  • Homogeneização num PPP, a palavra deveria ser heterogêneo

  • Essa questão requer conhecimentos sobre educação inclusiva. Deve-se indicar a alternativa que NÃO apresenta um dos fatores para a elaboração de uma proposta inclusiva. 

    De acordo com o documento do MEC “Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais" (2003), O projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos: 

    • a atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos; 
    • a identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação; 
    • a adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículo; 
    • a flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender à demanda diversificada dos alunos; 
    • a possibilidade de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional. 

    Dessa forma, a letra C apresenta uma afirmativa errada a respeito do Projeto Político Pedagógico de perspectiva inclusiva: 

    C) a inviabilidade de currículos e de propostas curriculares diversificadas, como resposta a uma concepção homogeneizadora de currículo. 
    Este não é um fator para a elaboração de uma proposta inclusiva. De acordo com o documento do MEC, um dos fatores para a elaboração de uma proposta inclusiva é a adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículo. 

    Fonte: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, 2003. Disponível do portal do MEC. 

    Portanto, a letra C é a alternativa que não apresenta um dos fatores para a elaboração de uma proposta inclusiva, sendo a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.