SóProvas


ID
3387253
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma etapa importante na construção de um edifício é a sinalização e a instalação correta dos equipamentos responsáveis pela proteção e pelo combate de incêndio, visto que hoje é necessária a liberação pelo corpo de bombeiros para que o projeto seja executado. Em relação à proteção e ao combate de incêndio, julgue o item a seguir.

Os incêndios de Classe B são incêndios envolvendo equipamentos elétricos energizados: motores, eletrodomésticos, transformadores, etc.

Alternativas
Comentários
  • Classe A- materiais fibrosos,

    Classe B- líquidos e gases inflamáveis,

    Classe C- equipamentos elétricos,

    classe D- metais combustíveis.

  • ERRADO

    NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

    23.9 Classes de fogo.

    23.9.1 Será adotada, para efeito de facilidade na aplicação das presentes disposições, a seguinte classificação de fogo:

    Classe A - são materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que

    deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.;

    Classe B - são considerados inflamáveis os produtos que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos,

    como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.;

    Classe C - quando ocorrem em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.

    23.9.2 Classe D - elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

  • Complementando....

    Extintor água pressurizada - usado em incêndio classe A (nunca em B e C )

    Extintor espuma - usado em incêndio classe A e B ( nunca em C)

    Extintor de base alcalina - usado em incêndio classe k

    Pó Químico - Usado em incêndio classe A, B e C

    Gá Carbônico - Usado em incêndio classe B e C

    ________________________________________________________________________________________________________________

    Classes de Incêndio

    Classe A: Incêndio que ocorre em materiais sólidos combustíveis, que deixam resíduos (cinzas), tais como: papel, madeira, tecido, algodão e borracha;

    Classe B: Incêndio que geralmente ocorre em superfíciesnão deixa resíduos e acontece devido à queima de líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis, como gasolina, querosene, álcool e tintas;

    Classe C: Incêndio que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, quadros de força, transformadores, geradores, computadores e qualquer outro equipamento em aplicações de energia elétrica;

    Classe D: Incêndio que se propaga através de uma reação em cadeia durante a combustão. Esta classe possui como principais combustíveis os metais pirofóricos: magnésio, selênio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio e urânio, que podem entrar em combustão quando se encontram na forma de partículas finas, sem que haja uma fonte clara de ignição.

    Classe K: Incêndio envolvendo meios utilizados para cozinhar, como óleo, gordura e banha, e que geralmente ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras. Neste caso, os combustíveis (líquidos ou sólidos) contém um certo nível de gordura saturada, e devem ser combatidos com um agente extintor de base alcalina.