SóProvas


ID
3387562
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Algumas coleções zoológicas podem incluir lâminas histológicas dos tecidos animais para observação e estudo. Sobre as características do processo de elaboração de lâminas histológicas de animais, julgue o item a seguir.

A técnica de coloração mais utilizada em histologia animal é a hematoxilinaeosina. A hematoxilina é ácida e cora predominantemente o citoplasma, já a eosina tem atração por substâncias ácidas basófilas dos tecidos, como núcleos.

Alternativas
Comentários
  • A Eosina é basófila e a hematoxilina é acidófila.

  • A hematoxilina tem atração por substâncias ácidas (basófilas) dos tecidos, como os núcleos e o retículo endoplasmático rugoso e ácidos nucleicos. Já a eosina, sendo ácida, cora predominantemente o citoplasma, as fibras de colágeno e outras estruturas compostas por substâncias com caráter básico (acidófilas). A combinação mais comum de corantes usada em Histologia e Histopatologia é a Hematoxilina e Eosina (HE).

    Nas células coradas com HE os ácidos nucleicos presentes no núcleo são corados pela hematoxilina, dando ao núcleo um tom azul púrpura. A eosina é atraída pelos elementos básicos das proteínas do citoplasma da célula, corando-o de róseo a vermelho, colore também elementos celulares como citosol, mitocôndrias e fibras colágenas. Os componentes dos tecidos que se coram prontamente com os corantes básicos são chamados basófilos; os que têm afinidade pelos corantes ácidos são chamados acidófilos. A hematoxilina comporta-se como um corante básico e, portanto, cora o núcleo de modo basófilo. A eosina é um corante ácido e cora os elementos básicos da proteína do citoplasma de maneira acidófila.