SóProvas


ID
3387847
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A avaliação psicológica é um processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas - métodos, técnicas e instrumentos. Em relação às modalidades de instrumentos utilizados para a avaliação psicológica, julgue o item a seguir.


O parecer psicológico é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico, com resposta esclarecedora, visando suprimir dúvidas que interferem em uma decisão. Devem constar, nesse documento, dados de identificação, descrição da demanda, análise e conclusão.

Alternativas
Comentários
  • I - O Parecer é composto de 5 (cinco) itens:

    a) Identificação;

    b) Descrição da demanda;

    c) Análise;

    d) Conclusão;

    e) Referências.

  • Creio que o erro da questão esteja na afirmativa de que PARECER é um documento resumido, considerando que na Resolução 06/2019 temos a definição de que ele: "Deve conter narrativa detalhada e didática"

    Fonte: Resolução CFP 06/2019.

  • Na verdade, o erro da questão está relacionada aos itens que compõem o parecer. Na questão, ficou faltando o item referências, por isso o erro.

    A narrativa detalhada está relacionada ao Laudo e Relatório Psicológico.

  • Gab.: Errado

    Art. 14 - O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

    I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.

    II - A elaboração de parecer psicológico exige, da(o) psicóloga(o), conhecimento específico e competência no assunto.

    III - O resultado do parecer psicológico pode ser indicativo ou conclusivo.

    IV - O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.

    § 1º - O parecer psicológico deve apresentar as informações da estrutura detalhada abaixo, em forma de itens.

    I - O Parecer é composto de 5 (cinco) itens:

    a) Identificação;

    b) Descrição da demanda;

    c) Análise;

    d) Conclusão;

    e) Referências.