SóProvas


ID
3388636
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, a enfermeira identificou que a sala de vacinação produz diariamente vários tipos de resíduos, tais como frascos de vacina com prazo de validade expirado, vazios ou com sobras de vacinas. Considerando as normas e os procedimentos para vacinação, do Ministério da Saúde, a enfermeira classificou esses tipos de resíduos como pertencentes ao

Alternativas
Comentários
  • Grupo C - quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN. Portanto a alternativa A Está errada. 

    Grupo B - contém substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Ex: medicamentos apreendidos, reagentes de laboratório, resíduos contendo metais pesados, dentre outros. Não existe o grupo B3, alternativa B está errada. 

    Grupo A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. É subdivido em A1, A2, A3, A4 e A5. O grupo A1 compreende culturas e estoques de micro-organismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de micro-organismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética. Logo, a alternativa C está correta. 

    Grupo D - não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. Ex: sobras de alimentos e do preparo de alimentos, resíduos das áreas administrativas etc. Não existe o grupo D2, a alternativa D está incorreta. 

    Grupo E - materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, tais como lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.  Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia 

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • A1-Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.