SóProvas


ID
3389044
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, julgue o item a seguir.


A tricotomia pré-operatória deve ser feita de rotina, utilizando tricotomizadores elétricos e dentro da sala de cirurgia. O uso de lâminas também deve ser considerado.

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    Considerando o Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, especificamente em seu Capítulo 4 que trata das Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, nas orientações para Tricotomia pré-operatória: NÃO DEVE SER FEITA DE ROTINA, se os pelos tiverem que ser removidos, deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia, utilizando tricotomizadores elétricos, E FORA DA SALA DE CIRURGIA. O USO DE LAMINAS ESTÁ CONTRAINDICADO.

    Gabarito do Professor: ERRADO

    Referencia: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série: Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasilia, 2017. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/350791... Acessado em: 12/04/2020.
  • DEVE SER USADO APARELHO ELÉTRICO.

  • Utilizar tricotomizadores elétricos, preferencialmente. 

  • A remoção dos pelos (tricotomia) deverá ser feita fora do Centro Cirúrgico e imediatamente antes da cirurgia, de preferência utilizando tricotomizadores elétricos. A indicação para tricotomia dependerá da quantidade de pelos, do local da incisão, do tipo de procedimento e da preferência (prescrição) do cirurgião.