SóProvas


ID
3389047
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, julgue o item a seguir.


O ato de circular em uma sala cirúrgica exige conhecimentos e habilidades essenciais, portanto a circulação na sala operatória consiste em atividade desenvolvida exclusivamente pelos enfermeiros, os quais, durante o procedimento cirúrgico, desenvolvem atividades a fim de garantir condições funcionais e técnicas necessárias para a equipe de enfermagem: enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.

    Considerando o Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, especificamente em seu Capítulo 4 que trata das Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, nas Medidas de controle intraoperatória SOBRE a Circulação de pessoal: O ato de circular em uma sala cirúrgica exige conhecimentos e habilidades essenciais, portanto a circulação na sala operatória consiste em atividade desenvolvida exclusivamente PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM: ENFERMEIROS, TÉCNICOS OU AUXILIARES DE ENFERMAGEM, os quais durante todo ato anestésico-cirúrgico, desenvolvem atividades a fim de garantir condições funcionais e técnicas NECESSÁRIAS PARA A EQUIPE MÉDICA. Os seguintes cuidados devem ser observados:

    1 Manter as portas das salas cirúrgicas fechadas durante o ato operatório;

    2 Limitar o número de pessoas na sala operatória, manter o número de pessoas necessário para atender o paciente e realizar o procedimento;

    3 Evitar abrir e fechar a porta da sala operatória desnecessariamente; 4 Não levar celular, bolsas e alimentos para dentro da sala cirúrgica.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Referencia: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série: Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasilia, 2017.

    Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/350791... Acessado em: 12/04/2020.