Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Infecção Hospitalar.
Considerando o Manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, especificamente em seu Capítulo 4 que trata das Medidas de Prevenção de Infecção Cirúrgica, na paramentação cirúrgica define essa medida como bem estabelecida para prevenção das infecções do sítio cirúrgico, consiste em antissepsia cirúrgica das mãos, utilização de aventais e luvas esterilizadas, além de gorro e máscara. A finalidade da paramentação cirúrgica é estabelecer uma barreira microbiológica contra a penetração de microrganismos no sitio cirúrgico do paciente, que podem ser oriundos dele mesmo, dos profissionais, produtos para saúde, ar ambiente. Também tem o sentido de proteger a equipe cirúrgica do contato com sangue e fluidos dos pacientes A equipe de campo cirúrgico deve fazer uso de paramentação completa (avental e luvas estéreis, touca, óculos, máscara).
Gabarito do Professor: CERTO.
Referencia: Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Série: Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasilia, 2017.
Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/350791... Acessado em: 12/04/2020.