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ID
3390490
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere os seguintes objetivos de padrões de projeto.

1. Separa a construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, ou seja, serve para encapsular a construção de um produto e permitir que ele seja construído em etapas.

2. Atribui responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Ele fornece uma alternativa flexível a subclasses para a extensão da funcionalidade, ou seja, envelopa um objeto para fornecer novos comportamentos.

3. Usa compartilhamento para dar suporte a vários objetos de forma eficiente, ou seja, permite que uma instância de uma classe possa ser usada para fornecer muitas “instâncias virtuais”.

4. Torna possível salvar o estado de um objeto de modo que o mesmo possa ser restaurado, ou seja, permite restaurar um objeto a um dos seus estados prévios, por exemplo, quando o usuário seleciona um “desfazer”.

Correspondem, correta e respectivamente, aos objetivos de padrões de projeto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Builder - Separa a construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.

    Decorator - Atribui responsabilidade adicionais a um objeto dinamicamente. O Decorator fornece uma alternativa flexível a subclasses para a extensão da funcionalidade.

    Flyweight - Usa compartilhamento para dar suporte a vários objetos de forma eficiente.

    Memento - Torna possível salvar o estado de um objeto de modo que o mesmo possa ser restaurado.