SóProvas


ID
3391669
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia os excertos a seguir.

I.

Deixou de ser uma doença que aparece em surtos periódicos e veio para ficar, avalia o coordenador de doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
Os pacientes eram infectados principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Desde o ano 2000, porém, a doença avança em direção ao litoral, até ser detectada em 2017, em áreas de mata da capital paulista.
Diante do atual cenário, o estado de São Paulo decidiu vacinar toda a população.
(Folha de S.Paulo, 05.03.2018.
Disponível em <https://bit.ly/2MGKMB6>. Adaptado)

II.

O Brasil tem 677 casos confirmados. Os dados sobre a doença foram atualizados nesta quarta-feira, 18.07, pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o país enfrenta dois surtos: um em Roraima e outro no Amazonas – regiões mais atingidas pelo vírus.
Há confirmações ainda em outros estados. Segundo o Ministério da Saúde, os surtos no Brasil estão relacionados à importação da doença.
(O Estado de S.Paulo, 18.07.2018.
Disponível em <https://bit.ly/2Lt2fIG>. Adaptado)

As notícias referem-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Assertiva c

    à febre amarela e ao sarampo.

    Em alta 2019

  • Dois textos de apoio tratando de notícias sobre doenças no Brasil. O enunciado procura saber quais são.

    Análise das alternativas:

    A) O tifo não é mais comum no Brasil e não se trata de doença nova por assim dizer enquanto a caxumba é eficientemente controlada por campanhas regulares de vacinação. 

    B) Malária é endêmica de várias partes da região Norte do Brasil o que significa afirmar que é bastante comum. A poliomielite é considerada erradicada desde a década de 90.

    C) Febre Amarela tem o complicador de ser doença transmitida por mosquito o que a torna de difícil controle mas há vacina disponível. A ocorrência de sarampo tem sido considerada como retorno da doença ao país e relacionada a chegada de imigrantes venezuelanos onde a doença ainda circula por algumas áreas. AFIRMATIVA CORRETA



    D) A tuberculose ainda circula por algumas regiões do Brasil e a rubéola é controlada por vacinação infantil.


    E) Dengue é endêmica de várias partes do Brasil e varíola é considerada erradicada do mundo.



    Considerações finais:



    Surtos, epidemias e graves ameaças à saúde pública são temas recorrentes em provas e, atualmente com a pandemia de COVID-19, podemos esperar  questões que abordem o tema nas próximas provas. 


     




    Gabarito do Professor: C