Como ninguém postou, aí estão. Agora salve-os no resumo moroto que eu sei que vc tem (ou pelo menos deveria ter rs)
1) systeminfo
Para saber mais detalhes sobre o seu Windows, basta rodar o comando "systeminfo"
2) taskkill
Como nem sempre você terá a chance de abrir o Gerenciador de Tarefas para poder fechar um aplicativo, uma boa saída é usar o comando "taskkill".
3) sfc
Precisa verificar erros no seu Windows? O sfc faz isso sozinho. Tudo que você precisa fazer é digitar o comando como no exemplo abaixo, para começar uma varredura nos arquivos do sistema e localizar erros e itens corrompidos.
4) shutdown
Se você está precisando desligar o Windows e não tem acesso a interface gráfica ou o mouse, basta usar o comando "shutdown -s -t 0", que você consegue isso, e o melhor sem precisar instalar nada.
5) type
Por mais incrível que possa parecer, é possível visualizar arquivos no Prompt do Windows, mas isso só funciona com arquivos de texto.
Usando o comando “type” você pode fazer isso, sem precisar abrir nenhum aplicativo. Basta digitar "type" (sem aspas), seguido do nome do arquivo e teclar Enter.
6) Backup robocopy
Quer fazer um backup de uma pasta? Graças ao comando "robocopy" (não, não é o ciborgue do filme), você pode fazer isso sem preci8) Verificando se o computador está na redesar usar o software de backup do Windows ou instalar um programa de terceiros para isso.
7) ipconfig
Tudo o que você gostaria de saber sobre sua conexão de rede está disponível em algum lugar no Painel de Controle do Windows. Mas essas informações são bem mais fáceis de encontrar, e estão mais bem melhor organizadas, nos resultados do comando "ipconfig". Digite “ipconfig /all” (sem aspas) e rapidamente todas os dados, de todas as conexões de rede estarão na sua tela.
8) Verificando se o computador está na rede
Para checar se um determinado computador está na rede é preciso perguntar a ele digitando o comando "ping 10.1.1.1" e substituindo os números pelo endereço IP ou pelo nome dele.
9) Verificando as portas do computador
Aplicativos que trabalham em rede utilizam portas do computador para se comunicar, e isso vale tanto para seu navegador (porta 80) como para trojans e todo tipo de malware. Uma boa forma de verificar algum tipo de atividade nessas portas é usar o comando "netstat" da seguinte forma: :netstat -an | more".
10) Assista Star Wars Episódio IV
Para finalizar, com o Prompt do Windows você pode até mesmo assistir a uma versão completa e “somente texto” do filme Star Wars Episódio IV, para fazer isso, basta executar o comando: "telnet towel.blinkenlights.nl". Este talvez não seja um uso extremamente produtivo do Prompt do Windows, nem tampouco é um truque de um comando, mas pode ser bem divertido nas horas vagas.
Fonte: site techtudo.
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do recurso “Prompt de Comando”, do Windows 10, bem como do comando utilizado para abrir o gerenciador de tarefas.
O recurso “Prompt de comando”, do Windows 10, é utilizado para realizar ações, como abrir programas ou janelas, através de comandos. Já o gerenciador de tarefas é um recurso utilizado para exibir as guias abertas, bem como informações relacionadas ao uso do hardware, como, por exemplo, quantidade de memória e rede utilizada.
Para abrir o gerenciador de tarefas através do “Prompt de comando”, o usuário deverá inserir o comando “taskmgr”.
Gabarito – Errado.