SóProvas


ID
3392254
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado em 1973, com o objetivo de normatizar a imunização em nível nacional, contribuindo, assim, para o controle ou a erradicação de doenças imunopreviníveis. Referente ao calendário nacional de vacinação do PNI, julgue o item a seguir.


A vacina tríplice bacteriana, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, deve ser administrada aos 09 meses, com reforço aos 12 meses.

Alternativas
Comentários
  • A primeira dose é aos 6 meses.

  • DTP, também chamada de tríplice bacteriana, é uma vacina capaz de imunizar os seres humanos contra difteria, tétano e coqueluche (pertússis). Primeira dose aos 2 meses.

    Tríplice viral que imuniza contra sarampo, rubéola, caxumba. Primeira dose aos 12 meses

  • somente dtp aos 15meses com reforço aos 04 anos, pois fala da vacina isolada e não associada a outras.

  • Segundo o ministério, a dose zero é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em casos de emergência. A nova dose será temporária, enquanto o vírus estiver ativo, e não deve entrar no calendário de vacinação tradicional.

    O governo anunciou neste ano de 2019 a criação de uma dose adicional, a chamada “dose zero”, de vacina contra o sarampo para crianças a partir dos seis meses. Hoje, a vacinação ocorre com duas doses, uma aos 12 meses (um ano) e outra aos 15 meses.

    No momento com a dose zero temporaria, ficam 3 doses da triplice para as criancas!!

  • Crianças devem receber a primeira dose aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade.

    Pessoas que não se vacinaram quando bebês podem receber a vacina em qualquer momento da vida. Ela será ministrada em 2 doses para quem tiver até 29 anos de idade, e em dose única para pessoas após os 30 anos.

    Em São Paulo, devido ao risco de epidemia do sarampo em 2019, a primeira dose foi antecipada para os 6 meses.