As camadas:
>Camada Física: define as especificações elétricas e físicas da conexão de dados, essa camada é totalmente orientada a hardware, ela pode dizer como os pinos de um conector estarão posicionados, quais as tensões de operação de um cabo elétrico, as especificações de fibra óptica, a frequência dos dispositivos sem fio, entre outros. Exs.: Wi-fi, USB, DSL, modem, etc.
>Camada de Enlace: responsável por organizar os dados em frames(quadros) e estabelecer uma conexão nó a nó entre dois dispositivos físicos que compartilham o mesmo meio físico, é capaz de corrigir erros que porventura, venham, a ocorrer no meio físico, garantindo assim que os dados sejam recebidos corretamente. Exs.: Ethernet, Token Ring, Frame Relay, ATM, etc.
>Camada de Rede: Responsável por endereçar os pacotes para o computador de destino, determina qual a melhor rota para realizar a entrega (roteamento entre fonte e destino) baseado nas condições atuais da rede, na prioridade dos serviços, na camada de rede existe um endereço lógico o IP. Exs.: IP, ICMP, ARP, NAT, etc. -> lembrar endereço IP.
>Camada de transporte: é responsável por organizar os dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros, fornece uma comunicação fim-a-fim confiável que se dá por meio de sinais de reconhecimento enviado entre as partes. Exs.: TCP, UDP, NetBEUI, etc.
>Camada de Sessão: Responsável por permitir que duas ou mais aplicações em computadores diferentes possam abrir, usar e fechar uma conexão, chamada sessão. Ex: NetBIOS.
>Camada de Apresentação: Responsável por definir o formato para troca de dados entre computadores, como se fosse um tradutor, ela é responsável pela formatação e tradução de protocolos, pela criptografia, pela compressão de dados, pela conversão de caracteres e códigos, entre diversas tantas outras finalidades. Essa camada pega um texto que está em binário (0100001100) e converte para o alfabeto latino, por exemplo. Ex: TLS, XDR, etc.
>Camada de Aplicação: Responsável por estabelecer a comunicação entre aplicações, funciona como um portal ou uma janela em que os processos de aplicações podem acessar os serviços de Rede. Exs.: HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, IRC, SNMP, POP3, IMAP, DNS, etc.