o Gabarito: Errado.
.
o MED(VALOR1:/;VALOR2): retorna a mediana do intervalo indicado. Lembrando que mediana é o número centro de um conjunto de números.
Como saber a mediana? Se o conjunto de números for ímpar, é só pegar o número do meio. Ex: 1, 2, 3, 4, 5. Se o conjunto de números for par, pegue os 2 números centrais, some-os e depois os divida por 2. Ex: 1, 2, 3, 4. 2+3 = 5. 5/2 = 2.5.
o MÉDIA(VALOR1:/;VALOR2): faz a média entre os valores das células do intervalo indicado.
.
Assim, no caso a fórmula aplicada é da MED, mas a descrição de sua função foi da MÉDIA, razão pela qual a questão está errada.
A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade da função “MED”, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células.
Antes de analisarmos a expressão apresentada, vale destacar as formas de referenciação de um intervalo de células:
A referenciação de um intervalo de células pode ser feita por dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:
Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.
O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão incluídas no intervalo.
A função “MED” é utilizada para retornar a mediana de um intervalo de valores. Essa função possui a seguinte estrutura: “=MED(Intervalo de células)”.
Dessa forma, a função “MED(A1:A10)” retornará a mediana presente no intervalo de células de A1 a A10. A função correta para calcular a média aritmética de valores se chama “MÉDIA”.
Gabarito – Errado.