-
Questão difícil. Pelo que li no Artigo: Influência da cinza pesada empregada em substituição ao agregado natural nos mecanismos de transferência de umidade em argamassas, "a condensação capilar, de acordo com a Lei de Kelvin-Laplace, ocorre somente nos poros de raio menor que o raio crítico, sendo que este é função da umidade relativa."
Desta forma, ela ocorre nos micro e mesoporos da argamassa.
Assim sendo, acredito que erro da questão está em dizer: "quanto maiores são os poros, maior é a quantidade de umidade produzida."
www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10708/
-
A capilaridade ocorre quando existe contanto de líquido com o substrato. A nível microscópico, são originadas interfaces curvas de contato entre a água e o gás existente nos poros, essa interação gera a pressão capilar e a quantidade de água que será absorvida por esse poro é função dessa pressão de sucção capilar. A curva que representa essa sucção demonstra a relação existente entre a pressão e a quantidade de água retida. Por isso, fica dependente da variação do raio dos poros presentes no material.
Corrobora com o comentário da colega Janaina Santos.
Fonte: AVALIAÇÃO DA ABSORÇÃO POR CAPILARIDADE DE ARGAMASSAS PARA REVESTIMENTO COM DIFERENTES ADITIVOS IMPERMEABILIZANTES, BRUNA VIEIRA DE SANTANA ISABELLA VENÂNCIO ALEIXO
-
Para o mesmo nível d’água quanto mais fino o tubo maior será a capilaridade.
fonte: eu, com base no que aprendi em Mec.Flu
-
Quanto menor o diâmetro dos vasos capilares, maior é a altura de ascensão capilar.
-
O que não entendi foi o começo da questão "Condensação capilar"
Capilaridade não é a subida da água pelos poros do material, a água nesse caso não se encontra no estado líquido?
Mas quanto menores forem os poros, mais a água se elevará.
-
A Água ascende devido às ligações formadas a partir do contato com os poros. Poros mais finos permitem maiores alturas por não estarei associados a um aumento significativo do peso da coluna. Em outras palavras, < D, > H