Para quem não conhece, a Restauração do Sistema é um recurso presente no Windows que permite restaurar o estado de arquivos de sistema e configurações para momentos anteriores pré-determinados, chamados de Pontos de Restauração.
Geralmente, os Pontos de Restauração são criados automaticamente pelo Windows em intervalos regulares de uma semana e também antes de operações críticas, como instalações de drivers e programas.
Os Pontos de Restauração ficam salvos até que o espaço reservado para a Restauração do Sistema se esgote. Quando isso acontece, os Pontos de Restauração mais antigos são excluídos automaticamente para dar lugar aos mais recentes.
Além de ser um recurso nativo do Windows e muito simples de utilizar, a grande vantagem da Restauração do Sistema é que ela é capaz de restaurar o estado do Windows e suas configurações, sem afetar os arquivos pessoais do usuário. Ou seja, você pode voltar o Windows para um estado de mais de um mês atrás e continuar com seus arquivos que acabaram de ser criados.
De qualquer forma, como cuidado nunca é demais, antes de realizar operações de restauração, sempre faça uma cópia de segurança () dos seus arquivos.
Fonte: https://canaltech.com.br/windows/como-restaurar-o-sistema-no-windows-7/