SóProvas


ID
3396337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito de aspectos econômicos do Distrito Federal (DF), julgue o item a seguir.


O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas e apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas, o que inibe a formação de um mercado consumidor expressivo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

     

    Brasília é muito mais que o centro político do Brasil; é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas cuja renda média é até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento.

    FONTE - CESPE

  • desde quando brasília é um polo de grande investimento do setor privado enquanto DISTRITO FEDERAL? LAGO SUL, LAGO NORTE, ASA SUL, ASA NORTE TÊM DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EQUITATIVA COM CEILANDIA, PARANOÁ, SOBRADINHO 2, SETOR "O", SÃO SEBASTIÃO... KKK SIMPLESMENTE NÃO É POSSÍVEL ESSA SER A RESPOSTA.

    Agora tem que mentir pra acertar é!?

    Essa questão está CERTA. O gabarito da banca que está ERRADO

  • JUSTIFICATIVA DO CEBRASPE : ERRADO. Brasília é muito mais que o

    centro político do Brasil; é um polo econômico em uma cidade

    atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado

    consumidor, com 2,9 milhões de pessoas cuja renda média é

    até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande

    potencial de desenvolvimento.

  • andre luis de souza gobbo a questão, ao meu ver, está claramente errada ao falar que Brasília não tem um mercado consumidor expressivo. A parte de distribuição desigual está certa, mas o resto está errado, logo, questão errada. E também não carece de empresas privadas, apenas de indústrias. Existem vários restaurantes, lojas, shoppings, cinemas, hospitais, etc. Tanto que cidades inteiras do Goiás dependem de Brasília pra praticamente tudo, desde saúde ao lazer.

  • Questão subjetiva.

  • Gabarito ERRADA apesar da justificativa da banca também poderia ser considerada Correta a questão na minha opinião e de muitos... Enfim, depois da justificativa fica claro o gabarito, porém se julgada a questão grosso modo dariam as duas respostas.

  • A pergunta que deve ser feita é: Quais são as "grandes indústrias" instaladas na região?

  • O mercado predominante no DF é o Terciário - setor de serviços e produtos -, em seguida temos o setor secundário como predominante - setor da industria/construção civil. Uma região que há bastantes industrias, na maioria, são cervejarias da AMBEV, ficam na rodovia Brasília - Anápolis.

    O mercado consumidor do DF é muito expressivo, visto que existem muitos concursados com poder inquisitivo alto. Portanto, há sim uma alta movimentação do mercado de serviços e produtos na região.

    O setor primário, caracterizado mais pelo cultivo da soja, é importante, porém fica atrás dos setores terciários e secundários.

  • Errado. Conforme já mencionado pelos colegas, replico apenas para reforçar:

    Brasília é muito mais que o centro político do Brasil; é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas cuja renda média é até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento.

  • De fato há uma grande diferença na distribuição de renda do DF, isso é evidenciado pelo índice de Gini, no entanto, não podemos dizer que o Distrito carece de grandes industrias e empresas privadas.

    Questão errada.

  • Só para lembrar que Brasília não é igual a Distrito Federal. Gostaria muito, inclusive, de saber quais são essas grandes indústrias que existem no Plano Piloto e formam um “pólo econômico”

  • POR PARTES...

    O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas...

    (QUANTO MAIS MELHOR... MAS VEJA O POLO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA...JÁ EMPRESAS TEM BASTANTE)

    ...e apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas,

    (SIM... DO CONTRÁRIO ESTARIA MORANDO NO LAGO SUL...)

    o que inibe a formação de um mercado consumidor expressivo.

    (NÃO! O POVO AQUI GASTA PRA CARAI...EM TODOS OS SETORES O CONSUMO É EXPRESSIVO)

  • A professora esta equivocada quando diz que não existe um distribuição de renda desigual,e lembrar do Lago sul,Lago Norte,Sudoeste,agora olha para Itapuá,Sol nascente,Paranoá e outros.

  • Minha contribuição.

    Economia do DF

    O setor de serviços é majoritário no PIB do Distrito Federal e tem a maior participação percentual entre os estados. Os serviços correspondem a 93,3%, a indústria a 6,3% e a agropecuária a 0,4% do PIB do Distrito Federal. (IBGE, 2014).

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Essa professora que explicou a questão é boa...

    Boa de fazer o candidato errar a questão.

  • Por que estão dando deslike na explicação da professora?? ela explica tão bem!!

  • Junto um monte de dado numa só questão, alguns verdadeiros outros não. Parece q nunca estudei o tema kkkkkkkkkkkkkkkk Errando tudo. Agora descobri que não tem desigualdade no DF.

  • De fato, o Distrito Federal tem uma indústria pouco expressiva, tendo uma participação de aproximadamente 5% do PIB. O setor de serviços, por outro lado, é responsável por mais de 90% do PIB.

    Ademais, apesar da desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas, o Distrito Federal possui a maior renda per capita do país e é o terceiro maior consumidor no mercado de luxo.

    Resposta: Errado

  • 1ª - O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas (ERRADO)

    2ª - apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas (CERTO)

    3ª - o que inibe a formação de um mercado consumidor expressivo (ERRADO)

  • Quem fez o currículo dessa professora para falar sobre o DF foi o ministro da educação.

  • O CURRÍCULO FOI ELABORADO PELA DOUTRINA '' PAULO FREIRE ".  

  • O DF não "carece". Ele possui grandes indústrias e empresas privadas.

  • Gente!!!! essa professora é irmã da Dilma ?

  • O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas: ERRADO.

    O DF apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas: CORRETO.

    Inibe a formação de um mercado consumidor expressivo: ERRADO.

  • JUSTIFICATIVA DO CEBRASPE: ERRADO. Brasília é muito mais que o centro político do Brasil; é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas cuja renda média é até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento.

    o bagulho aqui é lokooo mermão!!!

  • Brasília é muito mais que o centro político do Brasil; é um polo econômico em uma cidade atípica e diversificada. Possui um expressivo mercado consumidor, com 2,9 milhões de pessoas cuja renda média é até três vezes maior que a nacional, o que evidencia um grande potencial de desenvolvimento.

  • Minha contribuição:

    Atualmente, o setor de serviços é responsável por 71% de toda a atividade econômica do DF. O principal destaque vai para o segmento de informação (telefonia móvel, acesso à internet e TV por assinatura), que cresce a cada ano.

    Um outro setor da economia que está em expansão desde os anos 80 é o turismo. Brasília, inclusive, está agrupada na categoria “A” pelo Ministério do Turismo, o que quer dizer que é um destino com grande fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem.

    Por ser considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a prioridade da capital é incentivar o desenvolvimento de indústrias que não sejam poluentes, como as da área de tecnologia. Assim, mantemos o equilíbrio ecológico ao mesmo tempo que geramos empregos.

    Fonte: Secretaria de Economia do DF

  • Para quem deseja morar no DF, fique sabendo que aqui tudo é muito caro, pois os preços de aluguel, gasolina, alimentação, diversão são valores de Miami. Outro dia fui comprar uma melancia em uma banca de beira de pista, o cara me pediu R$ 30,00.......tava bonita grande....... achei caro , e falei p o vendedor. a resposta dele : .Vc está em Brasilia......... A minha : Fique com a sua melancia...

  • Setor Primário: extração de matéria prima. Normalmente estão ligados a atividades de agricultura (lavoura permanente, lavoura temporária, horticultura, etc.), mineração, pesca e silvicultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça e obtenção de outros produtos (renováveis ou não).

    Setor Secundário: a indústria.

    Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais. Em Brasília, há predomínio desse setor.

    Setor Quaternário: desenvolvimento de tecnologia, nanotecnologia.

  • Amigos presta atenção na questão que diz:

    O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas e apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas, o que inibe a formação de um mercado consumidor expressivo.

    ERRADO> como assim?

    Não entendi os comentários o porque dela está errada para o CESPE. tipo , não em nada a ver as respostas sobre o que de fato a questão é errada.

    Quer dizer que é proibido o desenvolvimento do setor secundário aqui? ou que de3 fato o DF não carece de indústrias? vamos buscar outras respostas pfv.

    Todos sabem que o setor de serviços é o maior no DF, mas a questão NAO diz isso ou tão poucos nos remete a essa ideia. \Eu acho!

  • Analisei a questão sobre outro viés.

    "inibe os comércios", claro que morador daqui, nato, fica mais fácil. Mas sabemos que ride com suas 33 regiões administrativas possuem conurbação de RAS, citando SAMAMBAIA, TAGUATINGA, CEILÂNDIA... as principais em termos do comércio.

    outro ponto: DF não carece de indústrias..

    GAB ERRADO.

  • Segundo o vídeo-comentário da professora, não há uma grande diferença na distribuição de renda no DF, que bizarro... para não dizer cômico KKKKK

  • Gab.: Errado!

    Apesar de grando parte da região do Distrito Federal predominar o setor público, ainda assim não carece de grandes indústrias e de empresas privadas e não inibe um mercado consumidor expressivo.

  • Gab. E

    Com todo respeito, mas devemos desconsiderar o comentário da professora, sob pena de sermos penalizados em prova.

    Distrito Federal apresenta GRANDE disparidade de renda. De fato, Distrito Federal é uma das unidades da federação mais desigual do país, apresentando-se regiões com níveis de riqueza equivalentes a alguns países da Europa (Lago Sul) e outros que se igualam aos padrões de nações pobres da África (Estrutural)

    Enquanto no Lago Sul, região mais nobre de Brasília, moram empresários, políticos, juízes e outras autoridades, em Estrutural moram cidadãos que trabalham, em larga medida, no setor informal, apresentando renda 1.472% abaixo do Padrões do Lago Sul.

    Leitura Complementar: https://www.poder360.com.br/brasilia-60-anos/brasilia-tem-bairro-com-renda-europeia-e-regioes-tao-pobres-como-a-africa/

    @qineditas_

    bons estudos!

  • BSB é pop - é top - é agro

  • Por isso que nos dias de prova, uma caneta custa R$ 5,00 e um café não sai de graça após o almoço de R$ 42,39 por 380 g de rango em BSB. Nem vou comentar o custo de um café no aeroporto...

  • Errado.

    Levando em consideração que a contribuição da indústria para a composição do PIB-DF é de apenas 3,9% (segundo dados divulgados pela Codeplan no final de 2019), podemos dizer que o parque industrial do Distrito Federal não é tão consistente.

    Também é correto dizer que há uma desigualdade de renda entre as regiões administrativas do DF. Tomando como base a PDAD de 2018, se reunirmos as RA’s com a maior renda (Plano Piloto, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Sudoeste/Octogonal) vemos que elas possuem uma renda domiciliar mensal média de R$ 15.622.

    Por outro lado, se reunirmos as RA’s de menor renda (Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, SCIA–Estrutural e Varjão) elas possuem uma renda domiciliar mensal média de apenas R$ 2.472.

    A parte final da afirmativa, no entanto, está incorreta. Não podemos dizer que a falta de atividade industrial e a desigualdade de renda entre as RA’s inibi a formação de um mercado consumidor, muito pelo contrário. O Distrito Federal possui uma das maiores economias entre os estados brasileiros, ocupando a oitava colocação, e o setor de serviços tem mais de 95% do PIB-DF, o que mostra o dinamismo do mercado local.

  • Brasília concentra a maior disparidade econômica de classes social do Brasil.

  • O DF não carece de nada kkkkk

  • O pobre é um dos que mais consome, meu cartão de crédito tá ai pra provar.

  • Gabarito: Errado.

    Afirmar que o DF carece de grandes indústrias é muito forte. Existem indústrias grandes aqui, tanto é que, de acordo com o Atlas do DF, do ano de 2020, publicado pela CODEPLAN, as indústrias representam 3,9% da economia daqui. O predomínio, com porcentagens elevadas (acima de 90%) é do setor de serviços.

    Link para consulta do Atlas: http://www.codeplan.df.gov.br/atlas-do-distrito-federal-2020/

    Bons estudos!

  • As fábricas de cimento na RA da Fercal : Ciplan e Tocantins sao grandes indústria do setor de mineração.