-
GABARITO - ERRADO
Quando o governo aumenta a carga tributária sobre um bem ou serviço específico, o imposto recai sobre o agente com menor flexibilidade, ou seja, sobre o lado mais inelástico do mercado. Se a elasticidade-preço da demanda for maior do que a elasticidade-preço da oferta, o produtor irá pagar a maior parte da conta do imposto.
-
Errado. Pagará mais imposto aquele que tiver o comportamento mais inelástico frente ao aumento de preço.
-
Gaba: ERRADO
JUSTIFICATIVA CESPE: Quando o governo aumenta a carga tributária sobre um bem ou serviço específico, o imposto recai sobre o agente com menor flexibilidade, ou seja, sobre o lado mais inelástico do mercado. Se a elasticidade-preço da demanda for maior do que a elasticidade-preço da oferta, o produtor irá pagar a maior parte da conta do imposto.
-
A título de exemplo, imagine um bem o qual o consumidor esteja disposto a pagar um valor máximo de 1000 $/unidade. Para esse mesmo produto, a margem do produtor seja de 100%, ou seja, o custo atual é de 500 $/un e o lucro 500 $/un.
Se houver tributação incidente sobre a Matéria Prima desse bem e o custo passar a ser de 600 $/unidade, não é conveniente para o produtor elevar o preço para $ 1.100, pois é sabido que o preço máximo que o consumidor está disposto a pagar é $1.000. Nesse caso, o encargo recai sobre a oferta (o produtor), que deverá reduzir sua margem (de 500 para 400).
Obs.: é claro que tudo dependerá de outras variáveis, mas aqui se considera tudo o mais constante para efeito de exemplo.
-
Gabarito: ERRADO
Direto ao ponto: A maior parte do imposto NÃO será paga NECESSARIAMENTE pelo consumidor, pois, para decidir quem arcará com maior pagamento de carga tributária são as elasticidades, o que não foi presentado pela banca.
Se os consumidores forem mais inelásticos, eles pagarão mais imposto. Se os produtores forem mais inelásticos, são os produtores que arcarão com a maior carga tributária. Então, segue a regra +inelásticos/pago +
Qualquer erro, passa o feedback.
-
Gabarito: Errado.
É intuitivo pensar que todos os gastos + lucros resultarão num preço ao consumidor. Porém se este for muito elástico, a empresa terá de arcar com o prejuízo (cobrir os novos tributos), pois se a mesma empurrar para o cliente, poderá ficar com mais prejuízo ainda ao perder uma quantidade muito grande de clientes. Portanto, não necessariamente o cliente vai arcar com a maior parte dos novos tributos, embora possa acontecer dependendo da situação.
-
Se o governo decide aumentar a carga tributária sobre determinado produto, então a maior parte do imposto será necessariamente paga pelo consumidor.
-
Vamos analisar a questão:
O fator que decidirá quem arcará com a carga tributária é a elasticidade. Se a demanda for elástica, a maior parcela da carga tributária recairá sobre os vendedores/produtores, uma vez que os consumidores podem reduzir significativamente o consumo, dada uma elevação de preços provocada pela carga tributária. Se a demanda for inelástica, o ônus da carga tributária recai sobre o consumidor, uma vez que não consegue reduzir o consumo, dada uma elevação de preços provocada pela carga tributária.
Gabarito da Professora: Errado.
-
(ERRADO)
Sentiu mais, paga menos!
-
Errado. Pagará mais quem é mais inelástico.
-
ERRADO
"Se o governo decide aumentar a carga tributária sobre determinado produto, então a maior parte do imposto será necessariamente paga pelo consumidor."
Eu entendo que isso vai depender principalmente da elasticidade da demanda.
Se a demanda for inelástica, os consumidores aceitariam pagar preços maiores sem alterar drasticamente a sua demanda. Desse modo, os produtores podem "jogar" esse imposto para os consumidores aumentando o preço dos produtos.
Já se a demanda for elástica, os consumidores reduziriam drasticamente sua demanda caso os preços aumentem, o que diminuiria muito a receita dos produtores. Por isso, eles teriam que manter os preços dos produtos e aceitar "pagar" a maior parte do imposto através da diminuição das margens do seu lucro.