SóProvas


ID
3396583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança dos usuários nas demonstrações contábeis. Isso é alcançado mediante a opinião expressa pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

Com referência à auditoria das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

Ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis, o auditor deve considerar as circunstâncias envolvidas, a magnitude e a natureza das distorções, ou a combinação de ambos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    Em geral, as distorções, inclusive as omissões, são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis. Julgamentos sobre a materialidade são estabelecidos levando-se em consideração as circunstâncias envolvidas, e são afetadas pela percepção que o auditor tem das necessidades dos usuários das demonstrações contábeis e pelo tamanho ou pela natureza de uma distorção, ou por uma combinação de ambos.

  • Gabarito: certo.

    Comentário curto: o planejamento da auditoria inclui a necessidade de considerar a determinação da materialidade (fonte: NBC TA 300); julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos. (fonte: NBC TA 320)

    .

    Fundamentação completa:

    De acordo com a NBC TA 300 - Planejamento da Auditoria das Demonstrações Contábeis:

    "Por exemplo, o planejamento inclui a necessidade de considerar, antes da identificação e avaliação pelo auditor dos riscos de distorções relevantes, aspectos como:

    (a) os procedimentos analíticos a serem aplicados como procedimentos de avaliação de risco;

    (b|) obtenção de entendimento global da estrutura jurídica e o ambiente regulatório aplicável à entidade e como a entidade cumpre com os requerimentos dessa estrutura;

    (c) a determinação da materialidade;

    (d) o envolvimento de especialistas;

    (e) a aplicação de outros procedimentos de avaliação de risco."

    Já de acordo com a NBC TA 320 - Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria:

    "Materialidade no contexto de auditoria

    "2. A estrutura de relatórios financeiros freqüentemente discute o conceito de materialidade no contexto da elaboração e apresentação de demonstrações contábeis. Embora a estrutura de relatórios financeiros discuta materialidade em termos diferentes, ela em geral explica que:

    - distorções, incluindo omissões, são consideradas relevantes quando for razoavelmente esperado que essas possam, individualmente ou em conjunto, influenciar as decisões econômicas de usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis;

    - julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos; e

    - julgamentos sobre quais assuntos são relevantes para usuários das demonstrações contábeis são baseados em considerações sobre as necessidades de informações

    financeiras comuns a usuários como um grupo. Não é considerado o possível efeito de distorções sobre usuários individuais específicos, cujas necessidades podem variar significativamente."

  • Justificativa da Banca:

     

    "Em geral, as distorções, inclusive as omissões, são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis. Julgamentos sobre a materialidade são estabelecidos levando-se em consideração as circunstâncias envolvidas, e são afetadas pela percepção que o auditor tem das necessidades dos usuários das demonstrações contábeis e pelo tamanho ou pela natureza de uma distorção, ou por uma combinação de ambos."

     

    Gabarito da Banca: CERTO.

    Deus abençoe a todos!!!

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 320 (R1) – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece as características gerais de materialidade no contexto do planejamento e da execução da auditoria
    Em relação ao tema, a norma prescreve que o objetivo do auditor é “aplicar o conceito de materialidade adequadamente no planejamento e na execução da auditoria". 
    Ainda segundo a norma, a estrutura de relatórios financeiros, que discute o conceito de materialidade no contexto da elaboração e apresentação de demonstrações contábeis, explica que “julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos." 
    Do exposto, é possível identificar que a afirmativa do enunciado está correta, pois tendo como tema central a materialidade, ela relacionou de maneira assertiva o planejamento e a execução da auditoria de demonstrações contábeis com as circunstâncias que devem ser consideradas pelo auditor.
    Gabarito: CERTO.
  • Questão preguiçosa e sem nexo. Recortou um trecho sobre a MATERIALIDADE no contexto da Auditoria e definiu como algo a ser considerado no Planejamento e Execução da Auditoria, como segue: "julgamentos sobre materialidade são feitos à luz das circunstâncias envolvidas, e são afetados pela magnitude e natureza das distorções, ou a combinação de ambos" Ou seja, "as circunstâncias envolvidas, magnitude e...." estão relacionados com a Materialidade na Auditoria, não propriamente ao Planejamento e Execução.