SóProvas


ID
3396610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os conceitos de receita, despesa, ganhos e perdas, julgue o próximo item.


Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos, e, como tais, não diferem, em natureza, das receitas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    Resolução CFC n.º 1.374/2011, 4.30.

  • CERTO!

     

    De acordo com a NBC T 1 - ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    "Receitas 

    75. Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades ordinárias da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos e, como tal, não diferem, em natureza, das receitas. Conseqüentemente, não são considerados como um elemento separado nesta Estrutura Conceitual. "

  • Achei essa norma, que, ao meu entender, GANHOS e RECEITAS são coisas diferentes.

    NBC TG 1000 (R1) – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

    É um norma bem específica, mas...

    Receita 2.25

    A definição de receita abrange tanto as receitas propriamente ditas quanto os ganhos. Receita propriamente dita é um aumento de patrimônio líquido que se origina no curso das atividades normais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, lucros distribuídos, royalties e aluguéis.

    Ganho é outro item que se enquadra como aumento de patrimônio líquido, mas não é receita propriamente dita. Quando o ganho é reconhecido na demonstração do resultado ou do resultado abrangente, ele é geralmente demonstrado separadamente porque o seu conhecimento é útil para se tomar decisões econômicas.

  • Resolução CFC n.o 1.374/2011

    Receitas

    4.29.A definição de receita abrange tanto receitas propriamente ditas quanto ganhos. A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis.

    4.30.Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das receitas. Consequentemente, não são considerados como elemento separado nesta Estrutura Conceitual.

    4.31.Ganhos incluem, por exemplo, aqueles que resultam da venda de ativos não circulantes. A definição de receita também inclui ganhos não realizados. Por exemplo, os que resultam da reavaliação de títulos e valores mobiliários negociáveis e os que resultam de aumentos no valor contábil de ativos de longo prazo. Quando esses ganhos são reconhecidos na demonstração do resultado, eles são usualmente apresentados separadamente, porque sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas. Os ganhos são, em regra, reportados líquidos das respectivas despesas.

  • Resumindo os ganhos se encaixam no conceito de receitas e, portanto, não diferem em natureza destas. Porém os ganhos não são receitas propriamente ditas.

    Observem que a questão copiou e colocou o item da Resolução CFC n.o 1.374/2011

  • Nesta questão estamos diante de definições previstas no pronunciamento CPC 00, vamos a elas:

    4.29. A definição de receita abrange tanto receitas propriamente ditas quanto ganhos. A receita surge no curso das atividades usuais da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties, aluguéis.

    4.30. Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receita e podem ou não surgir no curso das atividades usuais da entidade, representando aumentos nos benefícios econômicos e, como tais, não diferem, em natureza, das receitas. Consequentemente, não são considerados como elemento separado nesta Estrutura Conceitual

    Baseado nos itens acima, a opção está correta.

    Resposta: CERTA

  • Questão anulada.

    Justificativa CESPE: O item deve ser anulado,uma vez que a nova redação dada à NBC TG Estrutura Conceitual pode gerar distorções na análise.

  • A Cespe parece que gosta de questões que não sejam nulas em si, mas que sejam anuláveis. O problema é que umas são realmente anuladas outras não. Q blz, hein?

  • Dilma, é você??

  • Gabarito: certoAnulada.

    A questão foi dada como correta, porém depois foi anulada por conta do “não diferem, em natureza”. 

  • CEBRASPE tem sempre uma desculpa "esfarrapada" para anular questões. Por que será?

    Prejudicou o julgamento ... pode gerar distorções etc etc

    ANULAÇÕES prejudicam a meritocracia em concursos públicos; Candidatos do TOPO (acertam as questões anuladas), são alcançados ou até ultrapassados por candidatos medianos (erram as questões anuladas) com as anulações.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K