SóProvas


ID
3396928
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à moral, julgue o item.


Immanuel Kant afirma que a moral é empírica e deriva da experiência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Até Kant, a filosofia tinha como foco a ontologia, que é o estudo do ser; depois de Kant, a filosofia passa a ter como foco a gnosiologia, que é o estudo do conhecer; na filosofia prática, determina que o homem além de ter a capacidade cognoscitiva, também possui uma faculdade racional direcionada ao agir, portanto, com esta faculdade, o homem possui um dado a priori (não derivado da experiência, mas da pura razão), sendo impossível de negar a existência do dever, que para Kant se expressa através do chamado imperativo categórico, o qual é único, absoluto, e não deriva da experiência, é formal, porque ele apenas prescreve a forma da ação, independe de qualquer vontade ou finalidade. Ele preocupa-se então, em fundamentar a prática moral não na pura experiência, mas em uma lei aprioristicamente inerente à racionalidade universal humana. E relacionadas ao dever, em Kant, estão a liberdade e a vontade, a qual é absolutamente autônoma, liberta de qualquer dependência ou submissão, que só poderia manchar a pureza primitiva que a constitui; essa suprema liberdade da vontade, residirá no contexto da filosofia de kantiana, por estar vinculada ao dever, ao imperativo categórico, de modo que ele é a condição de liberdade e não de opressão do espírito; por isso precisamos do dever, da lei moral, a qual não é imanente à natureza humana, mas nos tornamos morais a partir do estabelecimento de uma lei, baseada na razão humana.

    FONTE: http://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/51227/a-filosofia-moral-de-kant

  • Quem afima que a moral é empírica e deriva da experiência é DAVID HUME.

    Gab. Errado

  • Immanuel Kant diz que a razão deve ser encarada como a base da moral.

  • Sacanagem uma questão dessas...

  • ERRADO.

    Adam Smith - princípios morais resultam de experiências históricas

    David hume - A moral passou a ser vista como forma empírica. Está intimamente ligada à paixão e não à razão.

    Immanuel Kant - razão encarada como base da moral. A moral parte da identificação no outro

    Fonte: Estratégia.

  • Em branco.

    próxima...

  • Kant não era empirista, embora tenha sido influenciado pelo Hume (empirista).Sua filosofia se baseia num meio termo entre razão e experiência

  • Vamos analisar a questão.

    Moral é o conjunto de prescrições que orientam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade, sendo variável de uma sociedade para outra e também de um indivíduo para o outro. Possui um caráter normativo, sendo os costumes e as tradições seus principais elementos.

    O filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804) afirma que a base da moral é a razão e não da experiência vivida. Desta forma a moral parte da identificação no outro e não de características empíricas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Quadrix

  • Quadrix

  • Kant afirmava que as ações consideradas moralmente boas deveriam ser universais, ou seja, deveriam ser boas independentemente do local ou do momento histórico em que fossem praticadas. (Estratégia Concursos)

    Complementando:

    O imperativo categórico defende que os indivíduos deveriam agir em conformidade com aquilo que gostariam de ver como lei universal, ou seja, não deveriam fazer aos outros aquilo que não gostariam que os outros fizessem a eles. Por conta desse conceito de lei, o imperativo categórico também era designado de imperativo universal.

  • ERRADA

    DAVID HUME: No que concerne à moral, o filósofo defende que a experiência empírica promove o entendimento humano.

    A moral passou a ser observada de forma empírica. Ele demonstrou que a moral está intimamente ligada à paixão e não a razão, diferente do que diziam os pensadores da época. Não havia um bem superior pelo qual a humanidade se pautasse. Para Hume, o impulso básico para ações humanas era obter prazer e impedir a dor. No que concerne à moral, o filósofo defende que a experiência empírica promove o entendimento humano. O desejo sugere impressão, ideia e, portanto, é provocada pela necessidade.

    Immanuel Kant 

    A razão deve ser encarada como base da moral. Partindo do princípio de identidade, o comportamento humano está relacionado com a identificação no outro, ou seja, a ação das pessoas influência o comportamento individual. Ética e moral são os mais importantes valores do homem livre.

  • GABARITO ERRADO!

    Kant afirma que a base da moral é a razão e não a experiência vivida. A moral parte da identificação do outro.