SóProvas


ID
3396940
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, julgue o item.


A ética do móvel considera não o que o indivíduo deveria fazer, mas o que ele efetivamente fez para, a partir disso, buscar aprendizados e experiências.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     A ética do móvel, por sua vez, considera que o comportamento humano é movido por uma causa; um motivo ou uma força. A ética, nesse sentido, “descobre” o que move a conduta humana. Os principais filósofos adeptos da ética do móvel são Protágoras (para o qual o móvel seria o desejo de sobrevier) e Epicuro (para o qual o prazer e a repulsa a dor movem o ser humano). Devemos ainda mencionar Bentham, Stuart Mill e Beccaria, para os quais o móvel da ação humana é a maior felicidade possível para o maior número de pessoas.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • ESSA QUADRIX É DO CAPETA!

  • E eu achando que já tinha estudado tudo de Ética.

  • Gabarito: Errado

    Bom gente, eu entendi assim (corrijam-me se estiver errada):

    A ética do móvel NÃO considera os aprendizados e as experiências que o indivíduo obteve com aquela ação ou qual era o seu objetivo ao agir daquela maneira, MAS TÃO SOMENTE sobre o que o motivou a adotar aquela conduta!

    Ademais, é a ética empírica que se baseia na constatação da vida moral dos seres humanos, não se questionando sobre o que a pessoa deve fazer e sim o que ela efetivamente faz!!!

    Desta forma, percebe-se que a questão inverteu os conceitos de ética do móvel e ética empírica.

  • A ética do móvel preocupa-se em identificar as causas, os motivos da conduta humana.

    A ética que se preocupa com aquilo que o indivíduo efetivamente faz em vez de se preocupar com o que o indivíduo deve fazer é a denominada ética empírica.

    O enunciado mistura os conceitos de ética do móvel e ética empírica, por isso está errado.

    Gabarito: Errado

  • A ética do móvel preocupa-se em identificar as causas, os motivos da conduta humana.

    A ética que se preocupa com aquilo que o indivíduo efetivamente faz em vez de se preocupar com o que o indivíduo deve fazer é a denominada ética empírica.

    O enunciado mistura os conceitos de ética do móvel e ética empírica, por isso está errado.

    Gabarito: Errado

  • A ética do móvel não procura o que o indivíduo efetivamente faz para buscar aprendizados e experiências.

    A ética do móvel trata sobre os motivos (causas) da conduta humana. Ou ainda das FORÇAS que a determinam.

    Gabarito: Errado

  • Quanto mais estudo, mas aparece tipos de ética :X

  • Ética do Móvel... Tá bão né?

  • Acho que nem filósofo acerta essas questões de ética da Quadrix, os caras apelam.

  • Ao longo da história, foram diversas teorias adotadas para estabelecer os critérios para a escolha das melhores ações. Nesse sentido foi possível uma classificação da ética, mas como recurso didático para compreensão e análise, e não como uma divisão da ética em si. Uma possível classificação está relacionada à distribuição das teorias éticas em dois grandes grupos: as que defendiam uma ética do fim, e as que defendiam uma ética do móvel. Veja:

    Ética do fim: a conduta do ser humano deve ser orientada por um fim.

    Ética do móvel: o comportamento humano é movido por uma causa, um motivo ou uma força.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • Querendo ou não , prefiro alucinar na ética que enlouquecer na física

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ética do móvel e da ética empírica.

    ética do móvel estabelece que a conduta do ser humano é movida por uma causa ou uma força. Já a ética empírica é baseada no que é possível constatar da vida moral dos seres humanos. O foco não é no que o indivíduo deveria fazer e sim no que ele faz, sendo os valores éticos extraídos da observação dos acontecimentos.

    Baseando-se nesses conceitos é possível identificar que o texto do enunciado se refere à ética empírica e não à ética do móvel.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • E eu que nem nunca vi a tal da ética empírica e vem essa questão.

  • ética só com cigarrinho de artista

  • >A ética dos valores ou ética valorativa destaca que uma ação só é boa se fundamentada em um valor. A noção de valor é o conceito ético essencial. Na ética dos valores o valor vale por si, não é convencionado. Sem valor, o homem não existe. Defende que todo dever encontra fundamento em um valor.

    >A ética da convicção é o conjunto de normas e valores individuais que orientam o comportamento humano, independente das consequências para o grupo. A intenção individual se sobrepõe aos resultados. Defende que o comportamento humano pode ser determinado pelos valores eleitos pela pessoa. Exemplo: não se admite a mentira em nenhuma situação, ainda que haja outros valores envolvidos.

    >A ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores da sociedade que orientam o comportamento humano e visam o bem-estar geral, independente dos valores individuais. As ações adotadas diferenciam o certo e o errado, são objetivas e visam manter a harmonia social. Defende que o agente de ve buscar o melhor e mais justo para o maior número de pessoas, considerando que o resultado do seu comportamento permitirá concluir se ele é ético ou não. A ética da responsabilidade separa o correto do incorreto a partir da conduta concreta.

    >Ética subjetivista coloca a pessoa como ponto de partida da conduta moral.  

    Aqui a pessoa passa a constatar a sua conduta de vida moral de acordo com a dos seres humanos. 

    >Ética formal consiste na ação ética que busca o simples respeito pelo dever, com a conduta autônoma e livre do agente.

    >Ética do móvel defende que o comportamento humano é movido por uma causa, um motivo ou uma força.

    >Ética do fim defende que a conduta do ser humano deve ser orientada por um fim.

    >A ética dos bens considera que o agir humano é orientado pela busca de algo específico, que representa um fim, como, por exemplo, a felicidade ou o bem comum. O comportamento humano é orientado pela busca de um bem.

    >A ética empírica subjetivista coloca o indivíduo como origem da conduta moral, que deve ser valorada sempre de forma pessoal, e não objetiva. Coloca o indivíduo como ponto de partida da conduta moral.

    >A ética empírica utilitarista considera que o comportamento humano tem origem na produção de prazer e de benefícios. O que é bom é útil.

    >A ética do móvel considera que o comportamento humano é movido por uma causa; um motivo ou uma força. A ética, nesse sentido, “descobre” o que move a conduta humana.

  • A ética do móvel considera não o que o indivíduo deveria fazer, mas o que ele efetivamente fez para, a partir disso, buscar aprendizados e experiências. (CONCEITO DE ÉTICA EMPÍRICA).

    • NÃO estamos falando de ética empírica.
    • Ética de móvel (MOVE..): O comportamento ético se orienta por UM MOTIVO/força.

    os apoiadores/representantes da ética do móvel:

    PD SE ("POD SÊ") -

    Protágoras

    David hume

    Stuart Mill

    Epicuro

  • Isso é ética empírica.