SóProvas


ID
3396949
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Acerca da ética, julgue o item.


A ética dos bens considera que o agir humano é orientado pela busca de algo específico, que representa um fim, como, por exemplo, a felicidade ou o bem comum.

Alternativas
Comentários
  •  Ética dos fins ou ética dos bens

    É representada pela defesa de valores fundamentais denominados de bem comuns e suas manifestações mais importantes são: hedonismo, utilitarismo, eudemonismo e ética dos valores para os quais o fim último é respectivamente o prazer, o útil, a felicidade e os valores

    http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ifpa/tecnico_metalurgica/etica_profissional.pdf

    b)Ética dos bens

    Para esta corrente, o comportamento humano é orientado pela busca de um bem. Este seria o bem supremo, que é sempre fim, e não meio para qualquer outra finalidade. Sócrates, por exemplo, é costumeiramente identificado com essa corrente, já que elege a felicidade como bem supremo que guia a ação humana.

    É interessante também mencionar que o Estado, ao menos no Brasil, elege o "bem comum" como bem supremo a ser perseguido no esforço ético do cidadão e do servidor público

    Fonte:Estratégia

  • GABARITO: CERTO

    A Ética dos Bens. Também conhecida como ética dos fins, defende a existência de um valor fundamental, denominado bem comum. A criatura humana é capaz de propor fins, eleger meios e colocar em prática os últimos, para alcançar os primeiros.

    FONTE: https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/a-etica-dos-bens/

  • A ética dos bens sustenta que existe um “bem supremo”, que deve ser perseguido pelo comportamento humano. Esse “bem supremo” seria o fim em si mesmo, não atuando como um meio para qualquer outro objetivo. Em outras palavras, a ética dos bens considera que o agir humano é orientado pela busca de algo específico, que represe um fim, como, por exemplo, a felicidade ou o bem comum.

    Enunciado perfeito.

    Gabarito: Certo

  • A ética dos bens considera que o agir humano é orientado pela busca de algo específico, que representa um fim, como, por exemplo, a felicidade ou o bem comum. Resposta: Certo.

    A ética estuda da moral (considera o agir humano). O agir humano é algo específico.

  • Excelentes comentários. Parabéns, aprendo muito.

  • Tô começando a entender, vamos lá cérebro, eu confio em ti
  • Vamos analisar a questão.


    De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ética dos bens dentro do contexto dos estudos teóricos da Filosofia Moral.


    A ética dos bens destaca que o agir humano de forma ética traz paz ao espírito humano. O ser humano, agindo de forma ética, pode chegar a felicidade plena e colocar em prática ações relativas ao bem comum.


    Por fim, destaca-se que a ética aristotélica é considerada como ética dos bens.



    Gabarito do Professor: CERTO.

  • E ainda tem gente que deixa essa disciplina de lado..

  • Parece uma disciplina simples, mas pode ocorre de aparecer umas questões de ética que pode nos deixar com dúvidas.

  • O jurista e filósofo Eduardo G. Maynez classificou a ética em quatro formas, quais sejam:

    • ÉTICA EMPÍRICA: parte do princípio de que o conhecimento advém da experiência. Dessa forma, a ética empírica se baseia no exame da vida moral. Não se deve questionar o que o indivíduo “deve fazer”, mas sim o que ele de fato faz. Isso, pois, o homem deve agir “naturalmente” (e não como as normas querem que ele se comporte). Se subdivide em: anarquista; utilitarista; ceticista; e subjetivista.

    • ÉTICA DOS BENS: essa visão defende a existência de um valor fundamental denominado “bem supremo”, que deve ser perseguido pelo comportamento humano. Em outras palavras, a ética dos bens preceitua que o comportamento humano é orientado pela busca de um fim específico (por exemplo: o bem comum ou a felicidade).

    • ÉTICA FORMAL: se preocupa com a relação estabelecida entre as ações do indivíduo e os fins desejados. Ou seja, a moral não deve levar em consideração apenas os “resultados obtidos”; mas sim a pureza da vontade, a bondade da intenção, e a retidão dos propósitos do indivíduo em atuar de determinada maneira.

    • ÉTICA DOS VALORES (VALORATIVA): valor pode ser entendido como a qualidade que o indivíduo atribui a determinada coisa. Para a filosofia valorativa, o valor moral não se baseia na ideia de dever, mas sim o contrário: todo dever encontra fundamento em um valor.