SóProvas


ID
3397684
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um determinado equipamento tem tensão de 220 V. O plugue desse equipamento é para tomada de 20 A e a tensão da tomada onde será instalado o equipamento é de 110 V (para essa região, a concessionária adota a tensão de 110 V como padrão). A tomada em questão é para plugues de 10 A e os condutores a serem utilizados são todos de cobre.

Com base nesse caso hipotético e na norma de instalações elétricas, julgue o item.

Dependendo do tipo de equipamento a ser instalado, a conexão ao ponto de utilização deverá ser direta, sem uso de tomada.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410

    9.5.2.3 Aquecimento elétrico de água

    A conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomada de

    corrente.

  • A questão exigiu conhecimento a respeito da conexão direta de equipamentos conforme a NBR 5410/2004 - Instalações elétricas de baixa tensão.


    A referida NBR, no item 9.5.2.3 transcrito abaixo, é clara sobre a obrigatoriedade da conexão direta de aquecedores elétricos de água.  


    “9.5.2.3 Aquecimento elétrico de água

    A conexão do aquecedor elétrico de água ao ponto de utilização deve ser direta, sem uso de tomada de corrente."

    Gabarito do Professor: CERTO.


    FONTE:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2014.
  • "No caso de equipamento de aquecimento elétrico de água, a conexão com a instalação elétrica deve ser direta (ligação direta), ou seja, sem uso de tomada de corrente. Normalmente equipamentos com essa função, como um chuveiro, por exemplo, apresentam um potência bem elevada que requer uma corrente que supera facilmente o valor limite de corrente elétrica para tomadas de uso específico (TUE) utilizadas no Brasil, que é de 20A.

    Sendo assim, se um chuveiro fosse ligado em uma tomada, ela estaria submetida a uma corrente elétrica superior a sua capacidade, gerando aquecimento excessivo com risco de danos à tomada e ocorrência de incêndio."

    Comentário sobre o assunto do professor Jonas Lara.