SóProvas


ID
3397690
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um determinado equipamento tem tensão de 220 V. O plugue desse equipamento é para tomada de 20 A e a tensão da tomada onde será instalado o equipamento é de 110 V (para essa região, a concessionária adota a tensão de 110 V como padrão). A tomada em questão é para plugues de 10 A e os condutores a serem utilizados são todos de cobre.

Com base nesse caso hipotético e na norma de instalações elétricas, julgue o item.

Para realizar a instalação, é necessário trocar a tomada de 10 A por uma de 20 A, além de trocar os condutores e os disjuntores.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a ABNT 5410:2004, a seção mínima de condutores para circuito de força é de 2,5 mm². Esta norma também traz a informação de que tal condutor é capaz suportar uma corrente de até 24 A, quando há dois condutores carregados na seção. Então não seria necessário trocar os condutores, pois estes já são capazes de suportar a corrente de 20 A do equipamento a ser instalado.

  • A questão exigiu conhecimento a respeito da divisão das instalações elétricas conforme a NBR 5410/2004 - Instalações elétricas de baixa tensão.


    A referida NBR, no item 9.5.3.1 transcrito abaixo, é clara sobre a necessidade de se prever circuito independente para pontos de utilização exclusivos de equipamentos ou conjunto de equipamentos com corrente nominal superior a 10 A.


    “9.5.3 Divisão da instalação

    9.5.3.1 Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

    No caso hipotético citado, bastaria que se lançasse um novo circuito independente, com tensão de 220 V, até a tomada em questão, não sendo necessário alterar o circuito original. Sendo, portanto, incorreto a simples troca de tomadas, sem a previsão de um circuito exclusivo.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


    FONTE:

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2014.