SóProvas


ID
3399019
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O milagre (econômico) começa, entretanto, a mostrar sua fraqueza ao longo do governo do quarto general-presidente, Ernesto Geisel, quando os dois pilares do desenvolvimento brasileiro (endividamento externo e arrocho salarial) parecem chegar ao seu limite. Em particular, o endividamento, com juros flutuantes, parece engolir, cada vez mais, fatias enormes do Produto Interno Bruto.

SILVA, F. C. T. da. A Modernização Autoritária: do golpe militar à redemocratização. In LINHARES, M. Y. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.


A crise do Milagre Econômico, cujos sintomas se apresentaram durante o governo Geisel (Brasil, 1974-1979), acentuou:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A.

    “Para nós, operários, milagre é conseguir sobreviver com os baixos salários que recebemos. Para isso, somos obrigados a trabalhar 12 a 13 horas por dia, e muitos trabalham aos domingos, o que significa, na prática, o fim de uma das maiores conquistas da classe operária: a jornada de 8 horas e o descanso semanal.” (Manifesto da Oposição Metalúrgica de São Paulo, 1975.)

    "O texto reivindicatório que questiona os efeitos positivos do chamado “milagre econômico". O crescimento da economia brasileira não implicou em uma distribuição de renda ampla. Com isso o manifesto denuncia a extensão das horas de trabalho com o efeitos de uma políticas de baixos salários. Por mais que os efeitos do milagre econômico repercutiram na condução de grandes obras públicas e a ampliação do crédito para os setores médios da população, ele ficou marcado pelas longas jornadas de trabalho e o recebimento de baixos salários. Assim, o modelo de desenvolvimento se voltou para o emprego de nossas riquezas em ações que atingiam positivamente o grande empresariado e, em segundo plano, os setores médios da população".

    FONTE: educador.brasilescola.uol.co.br - a crise do milagre econômico e o movimento operário.

  • Para mim o Governo já era alvo de criticas há muito tempo,o motivo não essa.

  • Esse 'passou' ta meio sem sentido, houve críticas bem antes.

  • A crise do Milagre Econômico, cujos sintomas se apresentaram durante o governo Geisel (Brasil, 1974-1979), acentuou.

    A questão pede o que a crise do Milagre Econômico ACENTUOU e não DEU ORIGEM, sim sempre houve críticas ao regime militar, mas a partir da fragilidade o suposto "milagre" essas críticas aumentaram, e muito.