SóProvas


ID
3399883
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Araçatuba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A infância tem que estar na pauta do Congresso, do Judiciário, do Executivo, da imprensa. Precisamos dar uma atenção à infância como nunca. Urge a necessidade de um pacto pelas crianças no Brasil.”

    Esse comentário foi proferido pela Ministra Damares Alves, no dia 11 de maio deste ano, ao apresentar a nova edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(https://glo.bo/2Ynf4KL. Adaptado)


O documento

Alternativas
Comentários
  • Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18/3) a Lei 13.812, de 16 de março de 2019, que institui a política nacional de busca de pessoas desaparecidas. A norma cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990)

    https://www.conjur.com.br/2019-mar-19/lei-institui-politicas-nacionais-busca-desaparecidos

  • Resposta: E

    (...) Foram quatro os pontos modificados no ECA:

    1 - A instituição da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, na lei no 13.798, de 3 de janeiro de 2019;

    2 - A criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas - na lei no 13.812, de 16 de março 2019;

    3 - A mudança na idade mínima para que uma criança ou adolescente possa viajar sem os pais ou responsáveis e sem autorização judicial, passando de 12 para 16 anos - na mesma lei no 13.812;

    4 - A mudança na lei sobre a reeleição dos conselheiros tutelares, que agora podem ser reeleitos por vários mandatos consecutivos, em vez de apenas uma vez - lei 13.824, de 9 de maio 2019.

    Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/11/entenda-nova-edicao-do-estatuto-da crianca-e-do-adolescente-eca-e-as-mudancas-recentes-no-documento.ghtml

  • A criação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foi um dos novos criados no início da atual gestão que mais repercutiu e sua ministra Damares Alves é das que mais possuem visibilidade no noticiário portanto, uma ação como a edição de atual versão do Estatuto da Criança e Adolescente é tema relevante a ser abordado.

    Análise das alternativas:

    A) o que foi instituído recentemente foi a semana da prevenção à gravidez na adolescência que ainda não vigorava no momento de aplicação da questão.

    B) Alternativa que pode  induzir ao erro  já que a medida aplicada  aumentou ao invés de reduzir a idade mínima de 12 para 16 anos.

    C) Esse mecanismo já existe e não consta das alterações do ECA no momento do texto.

    D) Exatamente o contrário do que foi definido sendo agora possível reeleições sem limites.

    E) No  âmbito da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas encontra-se o referido cadastro.  ALTERNATIVA CORRETA
    Considerações Finais:

    O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é frequentemente objeto de notícias, potenciais questões de prova como em fevereiro de 2020 quando foi veiculada uma campanha com o lema "Tudo tem seu tempo", que visa a educar jovens sobre sexo e gravidez na adolescência. Não seria surpresa encontrar questões abordando o tema dado a grande repercussão midiática.
    Gabarito: E
  • Disciplina horrível de se aprender