Gab. E
Atenção: O erro da questão não está em dizer que o serviço e o protocolo são independente, pois são sim!!!! O erro é dizer que o serviço e o protocolo relacionam‐se aos pacotes enviados entre entidades pares em máquinas diferentes, pois apenas o protocolo se relaciona aos enviados entre entidades pares em máquinas diferentes.
A questão é uma cópia do trecho do livro de Tanenbaum (Redes de computadores, 4o Ed., pág. 39), que trago abaixo.
"Serviços e protocolos são conceitos diferentes, embora sejam confundidos com frequência. No entanto, essa distinção é tão importante que vamos enfatizá-la mais uma vez. Um serviço é um conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. O serviço define as operações que a camada está preparada para executar em nome de seus usuários, mas não informa absolutamente nada sobre como essas operações são implementadas.
Um serviço se relaciona a uma interface entre duas camadas, sendo a camada inferior o fornecedor do serviço e a camada superior o usuário do serviço.
Já o protocolo é um conjunto de regras que controla o formato e o significado dos pacotes ou mensagens que são trocadas pelas entidades pares, contidas em uma camada. As entidades utilizam protocolos com a finalidade de implementar suas definições de serviço. Elas têm a liberdade de trocar seus protocolos, desde que não alterem o serviço visível para seus usuários. Portanto, o serviço e o protocolo são independentes um do outro. Em outras palavras, os serviços estão relacionado s às interfaces entre camadas. Em contraste, os protocolos se relacionam aos pacotes enviados entre entidades pares d e máquinas diferentes. É importante não confundir esses dois conceitos."