SóProvas


ID
3403345
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, em finais do século XVII, atraiu para a região milhares de colonos de outras províncias, além de um grande número de europeus. Julgando-se com direito exclusivo de exploração das minas, os paulistas hostilizaram os forasteiros, que apelidaram de emboabas (em tupi, amô-abá significa “estrangeiro”) (GIANPAOLO, 1997). A respeito da Guerra dos Emboabas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A) Os emboabas enfrentaram os paulistas em vários combates, entre eles, o mais marcante ocorreu no chamado Capão da traição, no qual 300 paulistas foram cercados pelos emboabas.

    B)O confronto teve como motivo principal a disputa pela exploração do café produzido em grande escala na região de Minas Gerais.

    DISPUTA PELO CONTROLE DA MINERAÇÃO.

    C)Os paulistas desejavam ter exclusividade nas terras de Minas, pois diziam que tinham descoberto essa região e pretendiam explorá-la para a plantação de açúcar.

    DISPUTA PELO CONTROLE DA MINERAÇÃO.

    D)Em 1750 o governo português interveio e, a fim de pacificar e melhor administrar a região, juntou a capitania de São Paulo e Minas Gerais com a capitania do Rio de Janeiro.

    CISÃO DA CAPITANIA DE SÃO VICENTE E FORMAÇÃO DA CAPITANIA DE SÃO PAULO E MINAS DE OURO.

    CAPITANIA DO RIO DE JANEIRO (03/11/1709)

    E)Após vários conflitos os bandeirantes paulistas partiram em busca de novas explorações na região do Nordeste sob a liderança de Manuel Nunes.

    BANDEIRANTES RUMAM PARA O OESTE(MT E GO)

  • GAB: A

    O mais trágico e emblemático episódio da Guerra dos Emboabas ficou perpetuado na história como "Capão da Traição". Após a derrota dos paulistas na batalha campal de Cachoeira do Campo, estes se renderam e foram anistiados com a pena de se retirarem da região das minas. Vários paulistas pararam em um capão (mata baixa cercada de floresta) na região situada próxima aos Arraiais da Ponta do Morro (próximo à atual Tiradentes) e Novo de Nossa Senhora do Pilar (atual São João del-Rei), provavelmente na região da antiga Fazenda do Córrego. Talvez tivessem os paulistas a intenção de reorganizar a sua tropa e marchar novamente contra os emboabas, agora em guerra de cerco, ou guerra de tocaia.

    O exército emboaba encontrava-se também nas imediações. Os paulistas enviaram, então, alguns índios cativos para averiguar a posição dos emboabas e atraí-los para uma emboscada no capão. A estratégia funcionou e o exército dos emboabas marchou em direção da armadilha paulista, sendo recebido a tiros e muitos de seus caindo vitimados de disparos vindo de cima do arvoredo.

    Mas houve o contra-ataque por parte dos emboabas comandados por Bento do Amaral Coutinho. Após ver tombar seu negro de confiança, Bento reorganizou seu exército em linha e, marchando para trás todo o destacamento emboaba, ficou fora da alça de mira dos paulistas. Estes, por sua vez, viram-se cercados e resistiram bravamente por dois dias, até solicitarem a trégua e a rendição a Bento do Amaral. Este chefe emboaba chegou a jurar pela Santíssima Trindade que, após a rendição e deposição das armas dos paulistas, não os mataria e expediria livre conduto para estes seguirem para fora da região das minas. Mas, após a rendição e entrega das armas, Bento decretou o massacre de todos os cerca de 300 paulistas capturados.

  • gabarito letra A

    B ) O confronto teve como motivo principal a disputa pela exploração do café produzido em grande escala na região de Minas Gerais ➡ errado, foi pela região aurífera.

    C ) Os paulistas desejavam ter exclusividade nas terras de Minas, pois diziam que tinham descoberto essa região e pretendiam explorá-la para a plantação de açúcar ➡ errado, vide alternativa B

    D ) Em 1750 o governo português interveio e, a fim de pacificar e melhor administrar a região, juntou a capitania de São Paulo e Minas Gerais com a capitania do Rio de Janeiro ➡ errado, houve um maior controle da metrópole na região -Separação da capitania em duas: Minas Gerais do Ouro e São Paulo, sendo a cidade de São Paulo elevada de capital.

    E ) Após vários conflitos os bandeirantes paulistas partiram em busca de novas explorações na região do Nordeste sob a liderança de Manuel Nunes Viana ➡ errado, descobrem novas jazidas de ouro em GO e MT.

    bons estudos ✔

  • Desde o século XVI, entradas e bandeiras, saindo da capitania de São Vicente (hoje São Paulo) desbravavam o interior do território além do estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. A proposta destas expedições, particulares ou com financiamento de governo, era a de procurar nativos para escravização, rastrear escravos fugidos e procurar jazidas de metais preciosos, o que era o maior interesse da metrópole portuguesa. 
    Por isso são os vicentinos, ou paulistas, foram os primeiros a encontrar ouro na região que é hoje Minas Gerais. E, pelo fato de terem sido os primeiros, entendiam que o direito de exploração deveria ser exclusivo. Isto os colocou em rota de colisão com exploradores europeus e de outras regiões da colônia que chegavam à procura de datas para exploração de ouro. Este é um dos elementos da Guerra dos Emboabas que, ao final, levou à saída de muitos paulistas da área e a instalação definitiva dos emboabas. Em uma das alternativas há uma afirmação correta acerca da referida guerra:
    A- CORRETA – O conflito do Capão da Traição é um dos momentos da Guerra dos Emboabas. Vários paulistas, retirando-se da região após terem sido vencidos na batalha de Cachoeira do campo, pararam em um capão (mata baixa cercada de floresta) na região situada próxima aos Arraiais da Ponta do Morro (próximo à atual Tiradentes) e Novo de Nossa Senhora do Pilar (atual São João del-Rei). O exército emboaba encontrava-se por perto. Os paulistas enviaram alguns índios cativos para atraí-los para uma emboscada no capão.  O exército dos emboabas marchou em direção da armadilha paulista, sendo recebido a tiros e muitos de seus caindo vitimados de disparos vindo de cima do arvoredo. O contra-ataque por parte dos emboabas cercou os paulistas, que resistiram por dois dias até solicitarem a trégua e a rendição, após o que o chefe dos emboabas ordenou o massacre de todos os cerca de 300 paulistas capturados. 
    B- INCORRETA- A questão na região de Minas Gerais não era plantio de café mas a exploração de metais preciosos.
    C- INCORRETA- Os paulistas queriam a exclusividade da região para exploração de ouro e não para plantio de açúcar. 
    D- INCORRETA- A coroa vai solidificar a pacificação da região dividindo a capitania de São Vicente em duas: Capitania de São Paulo e Minas do Ouro e a Capitania do Rio de janeiro. Ambas sob controle direto da metrópole. 
    E- INCORRETA – Manuel Nunes Vianna era baiano. Proprietário de várias lavras e conhecido por sua perspicácia como investidor, era líder dos emboabas e não dos paulistas. E, após os conflitos, paulistas foram procurar ouro em outras regiões que fazem parte hoje em dia dos estados de Mato Grosso e Goiás. Não foram para o Nordeste. 
    RESPOSTA: A
  • Resumindo:

    O capão da traição foi o momento que um membro do grupo dos paulistas caguetou a localização deles para os emboabas (forasteiros). De resto todo mundo já sabe, os emboabas cercaram os caras e botou todo mundo pra correr.

    Gabarito A

  • Quabdo foram Derrotados, os paulistas realizaram novas expedições em buscas de riquezas em MT e GO.
  • Ouro encontrado pelo bandeirante Borba Gato ---> fluxo migratório para o sudeste, região das minas. ----> conflito entre paulistas(bandeirantes) e portugueses(emboabas) pela posse das minas. CONFLITO--> Capão da traição onde os paulistas foram derrotados.

  • emboabas traiu os paulistas .