SóProvas


ID
3403351
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao contrário de Euclides que, antes de rumar para Canudos, permaneceu o mês de agosto praticamente inteiro em Salvador (aí chegou em 7 de agosto de 1897 e só partiu para o sertão no dia 31 do mesmo mês), Manuel Benício parece ter sido enviado diretamente para o campo da batalha. Pelo menos é o que se conclui com base na carta de 4 de julho, a primeira enviada de Canudos, e publicada a 3 de agosto no Jornal do Comércio. Nela, Benício informa que já se encontrava no sertão da Bahia desde 25 de junho, no combate em Cocorobó, entre as forças da 2º Coluna e os jagunços (AZEVEDO, 2002). A respeito da Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CANUDOS FOI UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA POPULAR QUE OCORREU NO INTERIOR DA BAHIA (DESCARTA B,C) ERA SERTANEJOS QUE VIVIAM NA MISÉRIA (DESCARTA A) LETRA (d) totalmente ao contrario , questão que poderia ser feita por ELIMINAÇÃO LENDO BEM O ENUNCIADO

    ALTERNATIVA E CORRETA

  • QUESTÃO MAL ELABORADA quando versa a dizer que a guerra de canudos era um movimento popular , e sim foi um movimento Messiânico de Antônio conselheiro : A região, historicamente caracterizada por  improdutivos,  cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

  • a) Esse movimento refletia a extrema pobreza em que viviam as populações do Sertão Nordestino. ITEM INCORRETO.

    b) Os ruralistas da região de Canudos e arredores (Nordeste) eram opositores ao movimento liderado por Antônio Conselheiro. ITEM INCORRETO.

    c) A região onde foi estabelecido o vilarejo de Canudos, no interior da BAHIA, era marcada por latifúndios improdutivos, pelas secas cíclicas e pelo desemprego. ITEM INCORRETO.

    d) O exército incendiou Canudos e matou grande parte da população local. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • O texto introdutório da questão apresenta as figuras de Euclides da Cunha e Manuel Benício que foram enviados como jornalistas para relatar a Guerra de Canudos, no interior da Bahia.
    O movimento de Canudos aconteceu entre 1896 e 1897, no início do período republicano no Brasil. Seguindo o líder Antonio Conselheiro, milhares de camponeses do interior da Bahia criaram a vila de Belo Monte na região próxima à fazenda de Canudos, no vale do rio Vaza-Barris, onde estabeleceram um modo de vida comunitário que representava a possibilidade de escapar da exploração dos grandes proprietários de terra. 
    Antonio Conselheiro se acreditava um enviado de Deus para lutar contra as injustiças sociais e os impostos. Ele entendia que o novo governo havia se desligado da Igreja e de Deus. Por isso Conselheiro e seus seguidores foram retratados como monarquistas e anti republicanos, sendo, por conseguinte, uma ameaça à jovem república e ao progresso.
    Tal qualificação justificou não só a repressão como também o envio de tropas federais para a região. As três expedições iniciais foram derrotadas e isso apavorou o país. O efeito foi o massacre das pessoas. As casas, destruídas e queimadas. 
    As alternativas apresentam afirmativas sobre a Guerra de Canudos. Somente uma é correta. 
    A) INCORRETA- O movimento de Canudos reflete exatamente o oposto do que diz a afirmativa ou seja, a penúria e a escassez sofrida pela população camponesa no nordeste. 
    B) INCORRETA- A afirmativa desta opção é adequada ao movimento do Contestado que ocorreu na região limítrofe entre Paraná e Santa Catarina. Não se refere à questão de Canudos que aconteceu no sertão da Bahia e, em outro momento histórico. 
    C) INCORRETA- A região de Canudos era no interior da Bahia e não de Pernambuco. A caracterização de que era uma região de latifúndios improdutivos, de seca cíclica e de desemprego está, no entanto, correta. 
    D) INCORRETA- Os revoltosos foram vencidos por tropas federais depois de três ataques. A vila foi queimada, muitos foram mortos e os sobreviventes feitos prisioneiros. 
    E) CORRETA – Uma das propostas da Vila de Canudos era, entre outras, a de rejeitar a estrutura latifundiária do Nordeste. Não havia a ideia de entrar em guerra com tropas federais, mas face à repressão do governo houve a necessidade de reação e luta para garantir a sobrevivência da comunidade. 
    RESPOSTA: E
  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A

  • "O SERTANEJO É, ANTES DE TUDO, UM FORTE"

    -Euclides da cunha

    SERTÃO!!!

  • bizu: antónio concelheiro fugia dos impostos altos, já o zunbi dos palmares fugia da escravatura.