SóProvas


ID
3403354
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assim, na manhã quente de 8 de novembro de 1799, segundo o frei, as tropas de linha ocuparam desde cedo a Praça da Liberdade, amplo quadrilátero localizado no centro de Salvador. O povo curioso não parava de chegar [...]. Logo após, os condenados a degredo caminhavam de mãos atadas às costas, precedidos do porteiro do Conselho, com as insígnias do seu cargo, seguido dos quatro réus condenados à pena capital pelo crime de lesa-majestade de primeira cabeça (VALIM, 2009). A respeito da Conjuração Baiana, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    Basta olhar o caráter da revolução... Foi popular e não de caráter Burguês.

  • A Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus líderes exerciam este ofício), foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789), se reveste de caráter popular.

  • Gab. C

    Agregando valor ao tema. As bancas sempre gostam de trocar os conceitos da INCONFIDÊNCIA MINEIRA(1789) e CONJURAÇÃO BAIANA(1798)

    Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

  • Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter burguês, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais do Renascimento Cultural e Revolução Industrial.

    Gabarito: C

  • C - caráter burguês,

  • (burguês) entregou a questão pra mim

  • Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Por vezes, chamamos esses movimentos de contestação de “emancipacionista” e esta é a primeira grande semelhança, mas temos outras: ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas; além disso, há também a questão dos altos impostos – cada movimento, à sua maneira, sofria com este problema.

    Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

  • A independência oficial do Brasil data de setembro de 1822. Porém, desde a segunda metade do século XVIII movimentos pró separação de Portugal ocorreram em várias regiões da colônia. São chamados muitas vezes de "movimentos nativistas" pois o conceito de Nação Brasileira ainda não era claro mas os revoltosos percebiam-se como não sendo portugueses.
    Entre os movimentos destacam-se a Inconfidência Mineira em 1789 e a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, ou ainda Sedição dos Mulatos, acontecida em 1798.
    É preciso atenção à proposta da questão. Pede-se que seja apontada a alternativa que contém uma afirmativa INCORRETA. Demanda um raciocínio contrário ao comum de questões de múltipla escolha. 
    A) INCORRETA- No dia 8 de novembro de 1799 João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino, ambos alfaiates, e, Lucas Dantas de Amorim Teles e Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, soldados, foram enforcados e esquartejados em praça pública. Os condenados haviam sido julgados culpados por protagonizar a revolta conhecida como Conjuração Baiana e denominada pelas autoridades “Sedição dos Mulatos." Os quatro eram mulatos e pobres. 
    B) INCORRETA – O discurso dos revoltosos girava em torno da proposta de aumento do soldo dos milicianos, de um governo republicano mais igualitário tanto em termos sociais quanto raciais. O interessante é que não parecia haver uma defesa clara da abolição da escravidão. Talvez isso tenha acontecido por conta da participação de elementos da elite no movimento. No entanto, é correto afirmar a tentativa de relação entre a participação popular e a defesa da república. 
    C) CORRETA- O que a alternativa apresenta está incorreto. Não só a Conjuração Baiana não tem caráter burguês como também não foi baseada no Renascimento Cultural, que é dos séculos XIV e XV, tampouco da Revolução Industrial, que não é um movimento politico social e sim essencialmente econômico, com efeitos sociais e políticos. 
    D) INCORRETA – Apesar de ser uma revolta enraizada em questões regionais, a Conjuração Baiana vai além da Bahia e representa anseios de liberdade de várias regiões do Brasil à época. 
    E) INCORRETA- A afirmativa apresenta, de forma correta, os objetivos fundamentais da Conjuração Baiana, que enfrentava problemas desde a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763. A sedição propunha o fim do pacto colonial e a instauração de uma república, o que traria, assim, uma total separação de Portugal. 
    RESPOSTA : C
  • o erro está no´ caráter burguês´´

  • Nada de caráter burguês

  • A Conjuração Baiana recebeu uma importante influência dos ideais iluministas da Revolução Francesa.

    Revolução industrial errado!!!!

  • Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter burguês,(a conjuração Baiana tinha um caráter popular) que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais do Renascimento Cultural e Revolução Industrial.