SóProvas


ID
3403357
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A República Velha também foi nomeada “República das Oligarquias”, porque era comandada pela aristocracia dos fazendeiros. A respeito deste período da história brasileira, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Eu sei, você não viu o "incorreta" no enunciado. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  • CARAMBA, ACERTEI. TO SURPRESO KKK

    O TERMO "IGUALITÁRIA" SEMPRE VAI SER A ERRADA QUANDO SE FALA DE REPUBLICA OLIGARQUICA.

  • Que questão, ein...

  • Se o brasileiro não tem direitos iguais atualmente então não seria no passado que isso aconteceria. kkkk

  • Para responder a questão não é preciso nenhum conhecimento aprofundado sobre o assunto. Basta que usemos a lógica daquilo que conhecemos.

    Se olharmos natureza do próprio nome Aristocracia, que seria segundo o dicionário:

    "Organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém, ger. por herança, o monopólio do poder."

    Já sabemos de cara que os aristocratas fazendeiros não tinham pretensão alguma de contribuir com a "concepção igualitária, legalista e cívica da Nação".

  • No ano de 1894, os grupos oligárquicos, principalmente a oligarquia cafeeira paulista, estavam articulando para assumir o poder e controlar a República. Os paulistas apoiaram Floriano Peixoto. Dessa aliança surgiu o candidato eleito nas eleições de março de 1894, Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP). A partir de então, o poder político brasileiro ficou restrito às oligarquias agrárias paulista e mineira, de 1894 a 1930, período conhecido como República Oligárquica. Assim, o domínio político presidencial durante esse intervalo de tempo prevaleceu entre São Paulo e Minas Gerais, efetivando a política do café-com-leite.

  • Geralmente a questão está errada quando há uma generalização.

    "Era de comum acordo qualquer projeto..."

  • gabarito letra A

    A) Não havia, da parte das elites, qualquer pretensão de impedir ou retroceder as mudanças ao regime vigente. Era de comum acordo qualquer projeto político substantivamente republicano, isto é, que se alicerçasse numa concepção igualitária, legalista e cívica da Nação ➡errado, gabarito! um sistema que é chamado de oligárquico (privilégios nas mãos de poucos) nuca será um regime igualitário

    B) O conceito de República era, pois, bastante débil. Ele quase não tinha conteúdo próprio, sendo compreendido essencialmente por oposição à monarquia unitária ➡ certo, lembre-se que naquela época a comunicação era rudimentar, havia falta de uma educação básica e a maioria não sabia ler. os ideais republicanos destorcidos a interesse das elites.

    C) O exercício do poder político da Primeira República foi marcado pelo autoritarismo que sucessivamente lhe imprimiram as forças que a instauraram ➡ certo, a república da espada, de marechal Deodoro e floriano peixoto.

    D) O discurso reformista liberal da década de 1870 acabou servindo de fachada, na verdade, para uma reação aristocrática que, esvaziando o poder da Coroa e excluindo as camadas pobres do direito de voto, pretendia instalar um parlamentarismo aristocrático onde apenas as elites estivessem no controle do Estado➡ certo  Desse modo, o campo poderia evitar ou retardar a abolição da escravatura e melhor direcionar os recursos públicos em seu benefício, na forma de financiamento público por empréstimos, promoção da imigração estrangeira e construção de mais ferrovias que escoassem a produção.

    E) Na busca de outras fórmulas que eliminassem a autonomia do poder monárquico e, com ela, a possibilidade de uma reforma social pelo alto, a aristocracia rural aderiu sucessivamente ao federalismo e ao republicanismo, especialmente depois da Lei Áurea ➡ certo, foi um prato cheio para as oligarquias da época, tendo em vista seus interesses e suas influências

    bons estudos

    discas no insta: https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

  • O período que vai de 1889  até 1930 é conhecido tradicionalmente como República Velha. E, seu fundamento é enunciado pela qualificação de “República das Oligarquias ou dos “Fazendeiros". Embora a ideia de república fosse, à época, vinculada à ideia de democracia, é preciso diferenciar o que é uma democracia de fato e o que é um Estado liberal, que pode ser a base de uma lógica democrata ou não. 
    Na verdade foi um tempo de domínio dos grandes proprietários de terra vinculados à produção para exportação, primordialmente de café. Apesar de haver o direito de voto independentemente de renda, ou seja, o voto não era mais censitário, a possibilidade do voto aberto (oposto ao voto secreto) permitia a manipulação daqueles que apenas eram alfabetizados o suficiente para escrever o nome e colocar um “X" nos locais determinados pelos seus empregadores. É o tristemente famoso “voto de cabresto". 
    Nas alternativas abaixo há três afirmativas corretas e uma incorreta. Atenção! A entrada da questão pede que seja indicada a alternativa falsa entre as verdadeiras! 
    A) CORRETA- O que é apresentado nesta afirmativa é falso. Não interessava aos oligarcas mudanças em direção à real participação popular na vida política. Assim sendo é possível afirmar que não tinham uma “concepção igualitária, cívica e legalista da Nação". Para garantir seus privilégios os grupos hegemônicos usavam de meios legais e meios fraudulentos, o que contraria a ideia de um Estado legalista strictu sensu. 
    B) INCORRETA – A ideia de “república" em seu real significado atingia apenas uma fração daqueles que haviam, desde o final do período monárquico, feito parte do partido republicano. Esses seriam os republicanos históricos. De modo geral o conceito do que seria uma república não era muito claro e decididamente frágil. Era, mais do que tudo, um regime político “progressista" em oposição à monarquia que se tornara símbolo do “atraso". 
    C) INCORRETA- O autoritarismo e não a lógica legalista e democrática marcaram a República dos Fazendeiros, vide o mandonismo local dos coronéis e a imposição dos interesses hegemônicos através do voto de cabresto. 
    D) INCORRETA- O discurso liberal reformista é o que leva à fundação do Partido Republicano em 1870. Mas preconizando uma cidadania plena para aqueles que tivessem a “capacidade" de exercê-la. Ou seja, uma elite letrada e sua parcela economicamente dominante. 
    E) INCORRETA- A assinatura da lei Áurea selou o fim do regime monárquico na medida em que seu apoio advinha fundamentalmente dos fazendeiros escravocratas. Enfraquecidos e sentindo-se traídos, buscam, na opção republicana, o que os fazendeiros do café defendiam: autonomia do poder local – através do federalismo e, a supressão dos entraves da monarquia através da instauração do regime republicano.
    RESPOSTA: A