SóProvas


ID
3403855
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conceitos elementares de contabilidade, julgue o item.


As mudanças no cenário exterior à entidade controlada podem suscitar alterações no plano de contas que independam da vontade de seus administradores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O plano de contas deve ser flexível de forma a poder ser adaptado, mediante inclusão ou exclusão de contas, em virtude da ocorrência de fatos contábeis inicialmente não previstos e da dinâmica própria da atividade empresarial - Ricardo J. Ferreira, capítulo 3: contas, p. 86.

  • (C)

    PF cobrou uma questão semelhante

    -PF(18) O plano de contas deve reunir os elementos necessários para o registro das operações desenvolvidas, as quais podem sofrer variações significativas de uma empresa para outra.(C)

  • GABARITO - CERTO

    Plano de contas: conjunto de todas as contas existentes dentro de uma entidade para uniformizar os registros contábeis. ( PRECISA SER FLEXÍVEL / VARIÁVEL )

    CONTÉM:

    • Elenco de contas (RELAÇÃO DE CONTAS )
    • Manual de contas (INFORMAÇÕES MINUCIOSAS)
    • Modelos de demonstrações contábeis

  • Pensa assim: se a lei muda vc tem que obedecer, independente de concordar ou não

  • Questão sobre plano de contas e conceitos elementares de contabilidade.  

    Vamos começar relembrando o conceito de Balanço Patrimonial (BP), que é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

    Tomando o BP como referência, dizemos que as contas dentro de cada um desses grandes grupos são elaboradas e organizadas conforme as especificidades de controle de informações de cada empresa, dentro de um plano de contas. Logo, a partir do 2º nível de detalhamento (ex.: Ativo Circulante), cada entidade organiza suas contas sintéticas (ex.: disponibilidades) e analíticas (ex.: Bancos Conta Movimento) da maneira que atenda melhor os objetivos da informação contábil, conforme NBC ITG 2000.

    Entretanto, isso não quer dizer que a entidade possa elaborar seu plano de contas sem respeitar critério algum. Ao classificar as contas a entidade deverá seguir os princípios contábeis, as normas contábeis e as recomendações da doutrina contábil.

    Dica! Isso quer dizer que diferentemente do setor público, em que temos um plano de contas padrão (PCASP), no setor privado, em geral, o plano de contas das entidades não segue um padrão predefinido.

    Atenção! É por isso que o plano de contas pode ser alterado, por causa de mudanças no cenário externo (ex.: superveniência de lei que obrigue) ou mesmo do cenário interno (ex.: vontade dos administradores de melhor a informação contábil da entidade).

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    As mudanças no cenário exterior à entidade controlada podem suscitar alterações no plano de contas que independam da vontade de seus administradores.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • insubsistências e/ou superveniências são fatores que podem mudar o cenário exterior

  • Correto- as mudanças no cenário exterior seria, por exemplo, a criação de um tributo e que o pagamento é obrigatório e deve estar previsto no plano de contas da empresa, independentemente, da concordância dos administradores.