SóProvas


ID
3406540
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O setor público atua em diversas esferas de serviços, tais como saúde, educação, segurança, transporte, dentre outros, sendo que há alta demanda e complexidade para a prestação desses serviços com eficiência. Nesse sentido, é correto afirmar que o aprimoramento de estratégias e técnicas administrativas, aliados ao desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, podem ser considerados como

Alternativas
Comentários
  • O empreendedorismo no setor público refere-se a um processo de aperfeiçoamento que resulta em atividades inovadoras, como o desenvolvimento de novos serviços, tecnologias, técnicas administrativas, aprimoramento de estratégias (VALADARES; EMMENDOERFER; MORAIS, 2014) e melhorias de processos já existentes. O empreendedor tem como função reformular ou modificar um método ou maneira existente, podendo ate então criar algo novo. Estes atores podem fazer isso de diversas formas, sendo através de uma grande inovação renovando os métodos ou simplismente adicionando e/ou modificando minimamente a forma de trabalhar

  • Segue um resuminho sobre

    GESTÃO PÚBLICA EMPREENDEDORA

    CULTURA EMPREENDEDORA _ É aquela que favorece/dissemina a formação de um "espírito empreendedor" ; que favorece/ dissemina a busca pela inovação, pelo aperfeiçoamento, e pelo modo de se fazer as coisas do dia a dia. Para criar essa cultura é essencial que "os dirigentes aprovem o comportamento empreendedor e reconheçam a importância da produtividade e da inovação em suas organizações" (Eliana Pessoa; Kelly Oliveira, 2006)

    O Governo Empreendedor é aquele que pertence a comunidade, ele adota uma gestão moderna – coordenada, compartilhada, descentralizada. Procura unir valores como orientação para a missão e para os objetivos, com formas modernas de administrar focadas no Cliente - cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores.

    O Governo Empreendedor não apregoa o Estado mínimo e nem o Estado Gigante: apregoa um Estado; um Estado visionário, ativo, que lidera, que aponta o caminho, que incentiva, fomenta, apóia; que regula e controla; e que avalia os resultados – e que deixa a maior parcela da execução por conta da iniciativa privada. Nos governos empreendedores a maior parcela da execução fica a cargo da iniciativa privada.

    RESULTADO DO EMPREENDEDORISMO

    • Melhora a eficiência, a eficácia e a efetividade na produção de bens públicos e serviços públicos, minimizando esforços e reduzindo os custos envolvidos;

    • Devem ser continuamente avaliados, principalmente pela sociedade, a fim de readequar seus planos, suas estratégicas, seus objetivos e metas – de acordo com a aprovação/reprovação da sociedade, para que persigam sempre o melhor resultado possível, orientado pelas necessidades dos cidadãos.

    EXEMPLOS DA POSTURA EMPREENDEDORA NO BRASIL

    • Contratos de Gestão;

    • As parcerias;

    • Os programas de Governo, a exemplo do PAC.

    GABA "d"

  • Essa questão é exageradamente fácil.

  • resp. d

    • Atualmente, associamos um indivíduo empreendedor a características comportamentais de atitudes inovadoras. Logo, empreendedorismo é a ação; empreendedor é o agente que pratica a ação. O conceito de empreendedor, portanto, está associado à ideia de criar e de inovar; ou seja, de fazer coisas novas (inovação) ou de fazer coisas velhas de novas maneiras(aperfeiçoamento).

    fonte: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA, Empreendedorismo e Inovação, Prof. Adriel Sá, PDF GRANCURSOS pág. 3

  • GABARITO: D