SóProvas


ID
3411682
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Observe o texto.


“Seringueiros: Dediquei todas as energias a essa luta. Precisamos de mais extração desse produto, pois é sobre ele que se encontra a guerra moderna, pois são grandes os equipamentos que necessitam da goma elástica, produzidos sem repouso, colhendo o látex abundante das seringueiras do Vale Amazônico. Nas guerras modernas não fazem parte somente os soldados que estão nos campos de batalha, mas toda a nação: homens e mulheres, velhos e crianças. Vos, desbravadores da Amazônia, sois os mais importantes soldados. Unidos veremos sibilar a bandeira do Brasil”.

(adaptação Jornal O Acre n. 742 de 20.05.43- Rio Branco-Acre.)


Em decorrência do envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial em 1942, o governo brasileiro passou a incentivar a população brasileira para se engajar no movimento migratório rumo à região amazônica, que ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • correntes migratórias para Amazônia, foi chamada de "Batalha da Borracha" criada pelo governo Vargas em 1943, que tinha como objetivo recrutar homens de todas as regiões para o corte da seringa. Migrantes que, na maioria, vieram da região Nordeste, sem, todavia, terem migrado em conseqüência das secas, pois muitos deles trabalhavam nas cidades já exercendo alguma profissão, não tendo nenhuma ligação com a terra.

  • Nunca tinha ouvido falar desse movimento. Mas acertei no raciocínio:

    - Guerra dos Tamoios: única que conhecia. Ocorreu por volta de 1560 a 1570, se não me engano, envolveu franceses e indígenas de um lado e portugueses do outro. Nada a ver com o enunciado.

    - Guerra da Lagosta: não faz o menor sentido, seria muita imaginação dar um nome desses a esse movimento.

    - Revolta Mineira de 1935: também não faz muito sentido. Mas até poderia ser... A dúvida maior fica com a D.

    Mas aí analisamos: trata-se de um movimento incentivado pelo governo varguista em pleno Estado Novo. "Revolta" e "Levante" são termos muito próprios de movimentos sociais de oposição ou mesmo revolução. Por sua vez, "Batalha" é um termo utilizado justamente no meio militar, próximo da ideologia varguista e do contexto de guerra mundial.

    Reparem que o próprio trecho nos traz indicativo nesse sentido: "Nas guerras modernas não fazem parte somente os soldados que estão nos campos de batalha, mas toda a nação". Isto é, os seringueiros também estariam lutando sua batalha pelo país ao trabalhar na extração de látex.

    Gab: A

  • gabarito letra A

    Batalha da borracha: 1942-1945

    O período da Batalha da Borracha, alguns também chamam este período de Segundo Ciclo da Borracha, no período de 1942 a 1945 no contexto da Segunda Guerra Mundial,quando a Amazônia teve novamente, embora por pouco tempo, um aumento na procura e produção da borracha financiado pelos Estados Unidos. Quando as forças japonesas dominaram militarmente o Pacífico Sul nos primeiros meses de 1942 e invadiram também a Malásia, o controle dos seringais passou a estar nas mãos dos nipônicos, o que culminou na queda de 97% da produção da borracha asiática.

    bons estudos

  • Soldados da Borracha foi o nome dados aos brasileiros que entre 1943 e 1945 foram alistados e transportados para a Amazônia pelo Semta, com o objetivo de extrair borracha para os Estados Unidos da América na II Guerra Mundial. Estes foram os peões do Segundo Ciclo da Borracha e da expansão demográfica da Amazônia..