SóProvas


ID
3412375
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética e à moral no serviço público, julgue o item.


A moral pública brasileira é juridicizada, encontrando na lei previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

Alternativas
Comentários
  • A moral não é normativa.

  • GABARITO: ERRADO

    Ética é teoria ----------------- Moral é prática

    Ética é o princípio ------------ Moral é conduta 

    Ética é permanente ---------- Moral é temporal

    Ética é universal -------------- Moral é cultura

    Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra

    FONTE: QC

  • Moral não, mas a Ética.

    GAB.: Errado

  • O que é juridicizada é a Moral da Administração Pública Brasileira. A diferença é bem sutil e não pacificada, pois há uma Corrente da Doutrina que defende que a Moral da Administração é a mesma da Sociedade em geral.

  • moral é relativa, não normativa.

  • GABARITO: ERRADO!

    A moral pública brasileira é juridicizada, encontrando na lei previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

    CUIDADO!!!

    A questão veio para confundir moral com valores. A moral é sim normativa. Ela determina o nosso comportamento por meio de um sistema de prescrição de conduta, de acordo com Marcos Cammarosano, a moralidade administrativa tem conteúdo jurídico, porque compreende valores juridicizados, e tem sentido a expressão ‘moralidade’ porque os valores juridicizados foram escolhidos de outra ordem normativa do comportamento humano: a ordem moral. Os aspectos jurídicos e morais se fundem, resultando na moralidade jurídica”.

  • A moral pública brasileira é juridicizada, encontrando na lei previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

    Correto: A moral da Administração Pública Brasileira é juridicizada, encontrando na lei previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

  • Essa questão devia ser anulada. No topo ele fala COM RELAÇÃO À MORAL E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Aí dá a questão como errada porque não falou na assertiva que era moral na administração pública.

  • Observei que o Qconcursos tá precisando de professores para o conteúdo de Ética, as questões estão sempre sem comentários dos professores e as poucas aulas que têm são péssimas, nada a ver com as questões. Vamos ver se isso muda porque tá difícil assim.

  • conjunto de SISTEMA DE NORMAS, PRINCÍPIOS E VALORES que orientam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade

  • Se a ideia do Poder Constituinte fosse a de ter uma sociedade onde todas as regras de comportamento fossem pautadas estritamente pelas leis, teríamos a Juridicização.

    Nesta situação, bastaria aos agentes públicos obedecerem aos diversos mandamentos estabelecidos em leis para que suas condutas fossem consideradas morais.

    O legislador constitucional optou pela não juridicização das regras morais da sociedade.

    Fonte: Gran Cursos - Professor Diego Surde.

  • Moral é o conjunto de prescrições que orientam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade, sendo variável de uma sociedade para outra e também de um indivíduo para o outro. Possui um caráter normativo, sendo os costumes e as tradições seus principais elementos. Dessa forma, ela não é inata, pois é necessário que o indivíduo aprenda os costumes, e também não é passível de generalização, pois variam de uma sociedade para outra.


    Entretanto, apesar de possuir um caráter normativo, a moral pública brasileira não é juridicizada. Não há na legislação brasileira previsão específica a vincular o comportamento de seus agentes.

    Para fins de conhecimento, destaca-se que sobre ética existe o Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A questão cita MORAL PÚBLICA BRASILEIRA, e não MORAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - essa sim é normativa.

    Então: Errada