SóProvas


ID
3412393
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética e à moral no serviço público, julgue o item.


O princípio da moralidade é altamente subjetivo, embora ostente amplitude mais restrita que a moral comum.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da moralidade preceitua que os agentes públicos atuem com ética, honestidade, probidade, boa-fé, decoro, lealdade, fidelidade funcional.

    Além disso, a moralidade administrativa diz respeito a uma moral jurídica, consubstanciada em regras de conduta extraídas da disciplina interior da Administração . Ou seja, deve ser compreendida de modo objetivo, independente da noção subjetiva do agente sobre o que é certo ou errado em termos éticos – moral comum.

    Q862769

    Fonte:Estratégia

  • O princípio da moralidade pode ser OBJETIVO e ao mesmo tempo subjetivo..uma vez que não é absolutamente taxativo...quanto ao âmbito jurídico ele é OBJETIVO, uma vez que em seus textos contém punições para quem os ferir..!

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do princípio da moralidade.


    Inicialmente, destaca-se que moral é o conjunto de prescrições que orientam o comportamento dos indivíduos dentro da sociedade, sendo variável de uma sociedade para outra e também de um indivíduo para o outro. Possui um caráter normativo, sendo os costumes e as tradições seus principais elementos.


    O princípio da moralidade é fruto do caráter normativo da moral e reflexo da ciência da ética, na medida em que esta trata de uma dimensão geral daquilo que é bom.


    Na administração pública, o princípio da moralidade não se restringe à distinção entre o bem e o mal, pois o servidor público nunca poderá desprezar o elemento ético de sua conduta, sendo, portanto compreendido de forma direta e objetiva.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Outro erro que pode ser apontado: o princípio da moralidade (ou moralidade administrativa/jurídica) possui maior amplitude que a moral comum, tendo em vista que não abrange apenas o que é "certo"/"honesto", mas também outros corolários, como a impessoalidade, boa-fé, probidade administrativa, etc.

  • >A moralidade administrativa está intimamente ligada ao princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.

    >A moralidade administrativa não se confunde com a moral comum, eis que impõe, em vez de facultar, um comportamento por parte do agente público.