SóProvas


ID
3412480
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O mundo dos negócios vai bem além das questões econômicas. Sendo assim, julgue o item a respeito da ética e da responsabilidade social.


Um funcionário que furta ou danifica equipamentos ou produtos da empresa está praticando um desvio de propriedade, que é um comportamento antiético.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Levar um objeto da empresa para casa, tirar vantagem de um colega e divulgar informações falsas são apenas alguns exemplos do que podemos chamar de comportamento antiético. Infelizmente, alguns já são tão recorrentes, principalmente nas empresas, que acabam sendo ignorados por boa parte das pessoas.

  • Nem tudo que é legal é moral como o já dito Aristotélico, porém o caso em tela foi ilegal e imoral atentando contra os princípios e valores éticos.

    Só a título de informação para ajudar nos estudos. Os princípios e Valores Éticos são:

    1- Igualdade;

    2- Liberdade;

    3- Solidariedade;

    4- Honestidade;

    5- Justiça;

    6- Responsabilidade;

    7- Respeito;

    8- Confiança;

    9- Disciplina.

  • Furtar eu até entendo ser "desvio de propriedade", mas danificar um equipamento é desviar sua propriedade? Pode ser ilegal, imoral, antiético, dentre outros. Enfim, sigamos!

  • Desvio de propriedade: comportamento antiético cujo alvo é a propriedade ou os produtos da empresa. De acordo com Robbins, sabotar equipamentos e mentir sobre número de horas trabalhadas é um exemplo de desvio de propriedade. (Fonte: Robbins, Comportamento Organizacional). 

    Desvio de conduta relacionado a produção: comportamento antiético que prejudica a qualidade e quantidade do trabalho produzido. 

    Desvio de conduta de natureza política: uso de influência pessoal para prejudicar pessoas da empresa. 

    Desvio de conduta no local de trabalho: comportamento antiético que viola as normas organizacionais sobre o certo e errado. 

  • Furtar concordo que seja "desvio de propriedade", mas danificar um equipamento ou produto é desviar sua propriedade? Penso que não, pois o funcionário não está se apropriando do produto, está apenas danificando, não haverá desvio (furto) de produto, o produto vai continuar na empresa, só que danificado! O termo "danificar" pode ser ilegal, imoral, antiético, dentre outros, mas "desvio de propriedade", para colocar os pingos nos Is, não parece ter lógica.

  • A Propriedade citada não o bem material , mas sim a propriedade da função do servidor .

    espero ter colaborado com o entendimento.

  • Vamos analisar a questão.

    De acordo com Robbins et al (2010), desvio de propriedade é um comportamento antiético cujo alvo é a propriedade ou os produtos da empresa. Sabotar equipamentos e mentir sobre número de horas trabalhadas é um exemplo de desvio de propriedade.

    Para fins de embasamento teórico recomendo a seguinte bibliografia:

    ROBBINS, Stephen P., JUDGE, Timothy A., SOBRAL, Filipe. 
    Comportamento organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª ed. Pearson Universidades, 2010.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • >Usar do cargo para benefícios próprios configura conduta antiética, antimoralidade, aética...