-
Segundo Jeremy Bentham, a ética utilitarista considera todo comportamento humano originado na produção de prazer.
-
Gabarito: CERTO
Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar. Esta é a principal máxima utilitarista.
O utilitarismo é uma doutrina ética proposta primeiramente por Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873).
Tal doutrina fundamenta-se no princípio de utilidade, que determina que a ética deve basear-se sempre em contextos práticos, pois o agente moral deve analisar a situação antes de agir, e sua ação deve ter por finalidade proporcionar a maior quantidade de prazer (bem-estar) ao maior número de pessoas possível para que seja moralmente correta.
O utilitarismo se contrapõe por completo ao imperativo categórico kantiano, tirando toda a correção moral de uma razão universal que deve ser aceita por todos.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/utilitarismo.htm
-
A ÉTICA UTILITARISTA diz que é bom o que é útil, sendo utilidade a propriedade (em qualquer objeto) que tende a produzir, em relação aos outros:
Benefício,
Prazer ou
A prevenir danos (dor).
Assim, seria a utilidade que informaria a correção moral da conduta humana.
Para Jeremy Bentham, o comportamento humano conduz-se pela produção de prazer, de benefícios e pela prevenção do dano, da dor. Ou seja, o princípio ético estaria baseado no comportamento humano que alcançasse a máxima felicidade possível para o maior número de indivíduos possível – o bem coletivo é considerado critério para a avaliação da melhor ação.
Gabarito: Certo
-
CORRETO.
A ética é a teoria e o estudo.
A moral é o que se põem em prática.
-
De acordo com o enunciado, o candidato
deve demonstrar conhecimento acerca da noção geral da vertente utilitarista,
mais conhecida como ética empírica utilitarista.
A ética empírica utilitarista é uma corrente filosófica apresentada
pelos filósofos John Stuart Mill e Jeremy Bentham no início do século XIX que
destaca que uma ação útil é considerada a mais correta em termos morais e
éticos.
Nessa corrente, os preceitos
disciplinadores do comportamento humano estão implícitos no próprio
comportamento de agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de
bem-estar aos indivíduos e a toda sociedade.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
O utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.[1]
Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).
Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa
-
QUE MATÉRIA CHATA!
-
CERTA
Teoria utilitarista: “Favoreça a sociedade com um todo”. Entre fazer um bem para um e entre fazer um bem para todos, o que prevalece é o bem para todos.”
Fonte: Professora Kátia Lima
-
~Utilitarismo
>>A reflexão ética no utilitarismo pode ser considerada como comportamental ou empírica, consiste em uma doutrina, fundada na Inglaterra por Bentham e Mill, que encara a ação como forma de busca do bem estar coletivo.
>Tem fundamento em Aristóteles e na importância que ele dá à ação humana.
>A teoria utilitarista tem aplicações imediatas na economia, mas também pode ser aplicada à política.
>Em suma, é uma corrente que visa mais à intenção do agente moral do que a própria ação,
>Tendo como medida definitiva para saber se a ação moral foi boa ou ruim o próprio resultado da referida ação. Em outras palavras visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada.
>“Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.
>Essa teoria fundamenta-se no princípio de utilidade, que determina que a deve basear-se sempre em contextos práticos, pois o agente moral deve analisar a situação antes de agir, e sua ação deve ter por finalidade proporcionar a maior quantidade de prazer (bem-estar) ao maior número de pessoas possível para que seja moralmente correta.
>O utilitarismo descarta por completo o imperativo categórico kantiano, tirando toda a correção moral de uma razão universal e oferecendo-a ao sujeito.
>A reflexão ética no utilitarismo pode ser considerada como comportamental ou empírica, por ecoar elementos relacionados ao bem-estar coletivo.
>A vertente utilitarista enxerga, no agir moral, a busca pelo maior grau possível de satisfação e por um comportamento que favoreça a sociedade como um todo.
-
Discordo do gabarito.
A questão diz que o agir moral busca pelo maior "grau possível de satisfação e por um comportamento que favoreça toda a sociedade", a teoria de Bentham, todavia, busca o maior bem geral (o máximo possível de pessoas beneficiadas) e não o bem geral de todos.
Logo, entende-se que dentro dessa sociedade pode haver uma parte de seus membros que não estão satisfeitos, desde que a maioria esteja. Ou seja, o final da assertiva está incoerente com a a teoria original.